Portal do Butantan

Parque da Ciência oferece programação com oficinas, exposições e conteúdos educativos para celebrar os 158 anos do nascimento de Vital Brazil

Atividades são destinadas para todos os públicos, organizadas pelos museus do parque, Plataforma Zebrafish e pelo CENTD


Publicado em: 26/04/2023

O médico e pesquisador Vital Brazil, um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto Butantan completaria 158 anos em 28/4 se ainda estivesse vivo. Para celebrar esta data marcante, o Parque da Ciência Butantan promove uma programação especial, com oficinas, exposições, visitas guiadas e jogos entre os dias 28 e 30/4. Além disso, em 2/5 será inaugurada a Exposição Caminhos da Ciência: encontros de Vital Brazil e Emílio Ribas, com memórias científicas dos cientistas.

Pioneiro no estudo do tratamento de acidentes por envenenamento por cobra, Vital é um nome histórico e sempre lembrado em sua data de aniversário. Graças ao seu legado, o Butantan se tornou o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e um importante centro de pesquisas científicas. 

Confira a programação completa. 

28/4

Exposição Viva Vital!

O Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD) convidou os artistas plásticos Lilian Arbex, Solange Quiroga e Rodrigo Santo para criar uma releitura de uma foto icônica de Vital Brazil, segurando uma serpente – você já deve tê-la visto por aí!

Local: Espaço Terra Firme 
Horário: 9h às 16h45
Público-alvo: público em geral, estudantes e professores

A exposição ficará disponível até 29/5.

 

Exposição de aquarelas “Um lindo dia de verão no Instituto Butantan” 

No início do ano, o CENTD promoveu um encontro no Parque da Ciência em conjunto com a IWS-Brazil, um braço da International Watercolor Society, com a participação de 37 artistas. Esta reunião permitiu a criação de diversas obras de arte que, agora, serão expostas no Museu Biológico. 

Local: Museu Biológico 
Horário: das 9h às 16h45
Público-alvo: público em geral, estudantes e professores

A exposição ficará disponível até 29/5. 

 

29/4 

Visita guiada à Plataforma Zebrafish

Você conhece o zebrafish? Também chamado de paulistinha e com o nome científico de Danio rerio, é um peixe de água doce, com cores listradas por todo o seu corpo e de desenvolvimento muito rápido. A equipe do Laboratório de Toxinologia do Butantan, formada por cientistas e técnicos que trabalham com a Plataforma Zebrafish, vai apresentar em visitas guiadas ao longo do dia as características do peixe, mostrar como são criados, os cuidados e como são realizadas as pesquisas. Também haverá oficinas de ilustração e cartonagem para que crianças e adultos possam treinar suas habilidades manuais e fazer seu próprio zebrafish.

Horário: das 10h às 17h, em grupos de até 15 pessoas
Público-alvo: público em geral do Parque da Ciência 
Inscrição: na entrada da Plataforma Zebrafish, localizada no Laboratório de Toxinologia (LETA), em frente ao Macacário

 

Ilustração Zebrafish: primeiros passos

Horário: 11h
Público-alvo: público em geral 
Inscrição: na entrada do laboratório 
Vagas: 20 

 

Cartonagem: monte seu zebrafish 

Horário: 15h
Público-alvo: público infantil
Inscrição: na entrada do laboratório 
Vagas: 20

 

Por Dentro do Butantan – Museu de Microbiologia 

O objetivo é partilhar com os visitantes algumas das pesquisas desenvolvidas no Butantan por meio de amostras disponibilizadas pelos pesquisadores do instituto. 

Local: Museu de Microbiologia 
Horário: às 10h e às 14h30
Público-alvo: todos os públicos 

 

158 anos de Vital Brazil – Museu Biológico 

Uma pequena exposição vai apresentar objetos históricos que contextualizam a vida, o trabalho e a contribuição de Vital Brazil para o estudo de serpentes e grande contribuição para a descoberta da especificidade do soro antiofídico. 

Local: Miniauditório do Museu Biológico 
Horário: das 14h30 às 15h30
Público-alvo: crianças a partir dos 5 anos 
Inscrição: no balcão da recepção do museu, a partir das 13h30
Vagas: 20 

 

Oficina: monte sua caixa Butantan – Museu Histórico 

Já pensou em ter uma réplica de caixa transportadora de serpentes igual às criadas por Vital Brazil para transportar serpentes? A equipe educativa do Museu Histórico promove uma oficina para crianças, que vai ensinar a produzir esse objeto histórico, acompanhado de uma cobra em dobradura.

Local: Espaço Terra Firme 
Horário: 15h 
Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos
Inscrição: a partir das 14h, na recepção do museu
Vagas: 20

 

Queima vírus – Museu da Vacina

A atividade vai resgatar a história da Casa Rosa, que foi a residência de Vital Brazil e sua família, e hoje abriga o Museu da Vacina. Será criada uma brincadeira para crianças, no estilo da queimada, contextualizando o que são vírus e linfócitos. Os pequenos serão divididos em dois grupos de 10 – time vírus e time linfócitos – e o objetivo será eliminar a equipe adversária. 

Local: Museu da Vacina 
Horário: 15h30 
Público-alvo: crianças a partir dos 7 anos 
Inscrição: no balcão da recepção do museu, a partir das 14h30
Vagas: 20

 

30/4

Pintura ao ar livre 

Que tal passar uma manhã de domingo diferente, divertida e prazerosa desenhando e pintando aquarelas de paisagens e cenários do Parque da Ciência? Essa é a proposta da Pintura ao ar livre. Mas atenção: é necessário trazer o seu próprio material de pintura para poder criar lindas obras de arte com a inspiração da natureza. 

Local: Parque da Ciência 
Horário: das 9h às 12h
Público-alvo: artistas, pessoas interessadas em arte e público em geral

 

2/5 

Exposição Caminhos da Ciência: encontros de Vital Brazil e Emílio Ribas 

As trajetórias de Vital Brazil e Emílio Ribas se encontram em diversos pontos da história. A exposição vai exibir objetos e textos que testemunham memórias científicas dos cientistas, evidenciando a amizade entre eles como um processo de fortalecimento da ciência e da saúde brasileira. 

Local: Sala Cesário Motta, no Edifício Vital Brazil
Horário: das 9h às 17h
Público-alvo: público em geral

A exposição é permanente, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Às quintas, haverá visitas guiadas com horário marcado.