Os sintomas da gripe podem variar desde a infecção assintomática até formas graves.
A doença é transmitida por gotículas da fala, tosse ou espirro, pelo ar e ao tocar em superfícies contaminadas.
Todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.
A vacina Influenza trivalente é indicada na prevenção da infecção pelo vírus influenza (Myxovirus influenzae), causador da gripe.
O imunizante pode prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
A campanha de vacinação contra a gripe é feita sempre entre os meses de abril e agosto e faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
A vacina Influenza do Butantan protege contra os três tipos de vírus da gripe mais prevalentes.
Sua composição é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus.
Os primeiros registros da circulação do vírus influenza na sociedade são de 412 a.C. É um dos patógenos mais antigos descobertos pela humanidade. Com o passar dos séculos, o vírus causou surtos, epidemias e pandemias como a gripe espanhola, gripe asiática, gripe Hong Kong e gripe suína, que depois se tornou H1N1.
Como o vírus está em circulação há séculos, é difícil saber quantas mortes já causou. Estima-se que:
O influenza pode ser dos tipos A, B, C ou D e corresponder a mais de 30 mil subtipos diferentes. Os vírus são formados por proteínas chamadas hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA) e podem causar os mesmos sintomas da doença. Apenas os tipos A e B atingem os humanos e somente três cepas causam doenças até o momento: H2N2, H1N1 e H3N2.