Portal do Butantan

CoronaVac é necessária na vacinação de crianças para conter a pandemia, afirma Dimas Covas em entrevista

O presidente do Butantan relembrou que o imunizante do instituto é o mais aplicado do mundo em adultos e crianças


Publicado em: 18/01/2022

Na noite desta segunda (17), o presidente do Butantan, Dimas Covas, concedeu uma entrevista à CNN Brasil para marcar o aniversário do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil com a CoronaVac, vacina do instituto e da Sinovac, e voltou a defender a utilização do imunizante para crianças e adolescentes. Na conversa de 21 minutos ele respondeu às perguntas dos jornalistas da emissora, explicou o status do pedido de aprovação para uso da CoronaVac em crianças e adolescentes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e relembrou os principais desafios da vacina durante este ano.

“Esta é uma vacina necessária nesse momento. À medida que você completa a vacinação dos adultos, você tem que estender também para a população de crianças e adolescentes para poder conter a pandemia”, explicou Dimas, ressaltando também o orgulho do Butantan de ter trazido ao Brasil a CoronaVac e, assim, permitido o início da campanha de imunização contra a Covid-19 em janeiro de 2021. “A vacina contribuiu na fase mais dura da pandemia, principalmente na população de idosos e pessoas que trabalhavam no setor de saúde.”

O presidente do Butantan relembrou que o imunizante do instituto é o mais usado do mundo, tanto em adultos quanto em crianças, sendo responsável por 30% da vacinação mundial, com a aplicação em 2,6 bilhões de pessoas.

 

Dossiê tem dados de vacinação de 211 milhões de crianças

As informações enviadas à Anvisa e que baseiam o pedido de autorização para uso emergencial na população pediátrica incluem um dossiê de segurança com os dados de 211 milhões de crianças e adolescentes que receberam a CoronaVac na China e os dados de efetividade da