Projeto Serrana entra em nova etapa com início da aplicação da segunda dose da vacina
Publicado em: 17/03/2021

Começa nesta quarta (17), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos voluntários participantes do Projeto S, estudo clínico que o Butantan conduz na cidade de Serrana, interior de São Paulo, para entender o impacto da vacinação na redução de casos graves da doença e na transmissibilidade do novo coronavírus. A etapa inicial do estudo, com a aplicação da primeira dose da vacina, foi encerrada no último domingo (14), e envolveu mais de 27 mil pessoas, o equivalente a 97% do público-alvo da pesquisa.

“Esperamos que a aplicação da segunda dose também seja um grande sucesso, como foi a primeira fase. Nossa expectativa é que o estudo possa contribuir de forma importante para o entendimento dessa pandemia. Por isso, espero que a população de Serrana compareça da mesma maneira que compareceu à primeira fase”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, que esteve em Serrana para acompanhar o primeiro dia de vacinação da segunda dose.

A imunização acontecerá da mesma forma que na aplicação da primeira dose, seguindo a sequência de quatro regiões nas quais Serrana foi dividida: Grupo Verde, Amarelo, Cinza e Azul. A vacinação da região verde vai de 17 a 21/3; da amarela, de 24 a 28/3; da cinza, entre 31/4 e 4/4; e da azul, de 7 a 11/4. O horário de vacinação é das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 no sábado e no domingo.

O público esperado do Grupo Verde, o primeiro a ser vacinado e que agora deve tomar a segunda dose, é de 6.568 pessoas. “Não é algo trivial você vacinar quase 7 mil pessoas em quatro ou cinco dias. É uma logística muito grande, uma coordenação muito complexa. Mas todas as dificuldades estão sendo vencidas. O que importa é que o projeto está indo muito bem, é um projeto vencedor”, salientou Dimas.

Para tomar a segunda dose, os moradores de Serrana devem se dirigir à mesma escola onde tomaram a primeira dose. São oito pontos de vacinação: as EEs Jardim das Rosas, Neuza Maria do Bem e Deputado José Costa, e as EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França.

Além disso, devem seguir a cor da semana em que se vacinaram, mesmo se ela for diferente da cor do cadastro. Ou seja, se uma pessoa foi cadastrada no Grupo Verde, mas tomou a vacina no período indicado para o Grupo Azul, ela deve tomar a segunda dose na semana dedicada ao Grupo Azul. Isso é importante para que o intervalo entre a primeira e a segunda dose seja o ideal para gerar a melhor resposta imune.

É preciso levar documento com foto, carteira de vacinação e receita dos remédios que estiver tomando. Se houve testemunha na primeira etapa para confirmar informações, o ideal é levá-la novamente.

 

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube


Saiba mais:

Terceiro episódio do documentário sobre o Projeto Serrana já está no ar

Projeto S: quais são as expectativas dos moradores para o período pós-vacinação?

Ao final do primeiro ciclo de vacinação em Serrana, Projeto S imuniza mais de 97% dos voluntários

Projeto S vacina mais de 20 mil moradores de Serrana, ultrapassando 70% do público-alvo da pesquisa

Um dia na rotina dos coordenadores das escolas que são pontos de vacinação do Projeto Serrana

Projeto S finaliza primeira dose do Grupo Cinza com cobertura de 92,5%

Projeto S ultrapassa 50% da população de Serrana vacinada no primeiro dia de imunização do Grupo Cinza

Vacinação do Grupo Cinza começa nesta quarta em Serrana; 12 mil pessoas já foram imunizadas

13 perguntas e respostas sobre o Projeto S, estudo do impacto da vacinação que o Butantan realiza em Serrana

Projeto Serrana vai estudar impacto da vacinação no controle da epidemia, na transmissão da doença e em diversos outros aspectos

Na presença de autoridades, começa em Serrana a vacinação do Projeto S

Projeto S vai influenciar a criação de políticas públicas no mundo todo; primeiras conclusões saem após três meses do início do estudo

Entenda o Projeto S: da idealização à ação e por que Serrana foi escolhida

Projeto S é lançado em Serrana (SP); site com todas as informações sobre o estudo já está no ar

Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia