Portal do Butantan

Instituto Butantan: um refúgio verde no meio da cidade de São Paulo


Publicado em: 01/09/2021

O Instituto Butantan possui 750 mil metros quadrados de área verde, um grande espaço de natureza no meio da cidade de São Paulo. O parque é constituído por aproximadamente 62% de vegetação de mata atlântica e atua como um importante refúgio para a biodiversidade, além de desempenhar um papel fundamental na melhoria das condições de vida na cidade e da população do entorno. 

Além de ser um instituto de saúde pública que trabalha a serviço de todos os brasileiros nos campos de produção de imunobiológicos, pesquisa científica e difusão cultural, o Butantan preza pela responsabilidade socioambiental, pela conservação do meio ambiente e pelo uso racional de recursos naturais. 

“Quando o espaço era uma fazenda, havia uma fauna e uma flora bem diferentes de hoje, com muito gado e pouca mata. Com a chegada do instituto, houve uma grande regeneração e hoje temos uma flora importante”, ressalta o pesquisador, biólogo e diretor dos museus Biológico e Histórico do Butantan, Giuseppe Puorto. “O Butantan, dentro da cidade de São Paulo, é uma ilha de vegetação. É um remanescente de fauna e flora que tem uma contribuição muito grande para a parte ambiental. Tentamos mostrar, por meio das nossas ações educativas, a importância disso para a cidade e para a população”, diz. 

Hoje, o Butantan é o lar de animais como lagartos, serpentes, escorpiões que não apresentam perigo aos humanos, vários tipos de aranhas, saguis e gambás. Também há abundância de aves, inclusive as migratórias, que dão vida ao ambiente.

Como dicas para os futuros visitantes do Butantan (neste momento o parque está fechado devido à pandemia), o biólogo recomenda: “respeite a flora e os animais, veja sempre com os olhos. Se quiser perceber a vegetação com o tato, sinta a textura, mas não arranque e não leve mudas para casa. O respeito começa com pequenas atitudes.” O conceito de Saúde Única, que agrega ambiente, fauna e a parte humana, mostra que, se há um desequilíbrio ambiental, o reflexo imediato acontece na fauna. E, muitas vezes, o impacto nos animais chega às pessoas.

 

Cerrado em meio à mata atlântica

O Instituto Butantan preserva um dos poucos remanescentes de cerrado do município de São Paulo. De acordo com dados da organização Rede Cerrado, originalmente, o bioma cobria 33% da área do estado de São Paulo. Já no início do século 20, 18,2% do território era c