Portal do Butantan

O gafanhoto de chifres longos que é especialista em camuflagem

Inseto é encontrado em muitos países e vive por até um ano; reprodução acontece na primavera e ele morre no inverno


Publicado em: 29/04/2022

Facilmente confundido com folhas secas, o gafanhoto de chifres longos é especialista em se camuflar na paisagem. A espécie também é conhecida pelo som estridente que emite na comunicação com outros insetos. Por este motivo, os integrantes da família Tettigoniidae também são conhecidos pelo nome de “grilos de arbusto” (bush crickets, na sigla em inglês).

O gafanhoto de chifres longos não é tão pequeno assim, já que pode chegar a até 12 centímetros. Tem o corpo afinado, de tom esverdeado e com manchas amarronzadas, que ajudam a imitar as folhas mordidas e envelhecidas, além das duas antenas alongadas que dão nome à espécie e pernas longas, adaptadas para grandes pulos.

Apesar de ser um gafanhoto, não é uma ameaça às plantações, pois vive boa parte sozinho nas florestas. Ele se alimenta de folhas, plantas, larvas e ovos de outros insetos, além de invertebrados menores que ele.

Sua vida é curta, de no máximo um ano: a reprodução acontece na primavera e ele morre no inverno. Os representantes da família estão presentes em vários países e em todo território brasileiro, onde pode ser encontrado facilmente.

GAFANHOTO DE CHIFRES LONGOS

Espécie: gafanhoto de chifres longos da ordem Orthoptera e da família Tettigoniidae. Tem esse nome por ter antenas longas.

Onde habita: nas matas e florestas de quase todos os países.

Características físicas: corpo afinado como folha, de cor verde-escura com manchas marrons e transparências que imitam mordidas e fungos. Tem pernas traseiras alongadas para grandes saltos.

Alimentação: folhas, plantas, insetos mortos e ovos de outros insetos (onívoro).

 

*Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia e Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo