Butantan premia os melhores trabalhos dos alunos inscritos na 1ª Mostra Científica

Além da premiação, cerca de 30 alunos terão a oportunidade de participar de um programa de Iniciação Científica Júnior


Publicado em: 09/12/2021

A 1ª Mostra Científica online do Instituto Butantan chegou ao fim com a premiação dos vencedores da categoria Ensino Médio, realizada nesta sexta (3) em Campinas. A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo, entregou os prêmios aos estudantes da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas.

Foram premiados Eduarda Castan Mazzone, Fabrício Aparecido Ruela e Jhenyfer Teodoro Genesio, alunos do 3º ano, que foram orientados pelo professor José Mauricio, que conquistaram o primeiro lugar com o trabalho "Luvas descartáveis de bipolímero PRT". O trabalho "Aplicação de plantas medicinais em produtos cosméticos", das alunas Martha Maria Andreotti Favaro, Juliana Akane Higashie, Maria Luiza Pereira Rodrigues, Paula Renata Monteiro Mesquita e Yasmin Pereira de Lira, orientado pela professora Martha Maria, também foi destaque. Todos os presentes receberam certificados de participação.

 

 

 

 

Além disso, cerca de 30 alunos terão a oportunidade de participar de um programa de Iniciação Científica Júnior desenvolvido pelo Butantan. "Estou muito feliz de entregar esses prêmios para vocês. Muitos de vocês amanhã podem estar dentro do Instituto Butantan. É um prazer muito grande pensar que vocês são o futuro do Butantan", disse Sandra Coccuzzo. 

 

 

A 1ª Mostra Científica tinha como objetivo aproximar alunos e escolas das ciências, assim propôs aos interessados em participar do projeto que elaborassem trabalhos científicos escolares com o tema “Desafios da Saúde Pública no século XXI: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças”. Ao total, foram desenvolvidos 117 trabalhos, participaram 191 alunos e 75 professores. 

Os trabalhos podiam ser inscritos em uma das três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), na qual foram selecionados 20 trabalhos; Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com 30 trabalhos selecionados; e Ensino Médio, com 55 trabalhos selecionados.

A mostra foi organizada pela Escola Superior do Instituto Butantan com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).