Comunicação do Butantan vence Prêmio Aberje por divulgação cientifica e Prêmio Jatobá por Projeto S


Publicado em: 03/12/2021

Nesta quinta (2), o Instituto Butantan foi reconhecido mais uma vez pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, dessa vez em relação à comunicação. A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) anunciou que o Butantan foi vencedor do Prêmio Aberje na categoria Contribuição à Comunicação da Ciência pelo trabalho de divulgação científica transmidiática feito durante a pandemia de Covid-19. A comunicação do Butantan também foi reconhecida com o Prêmio Jatobá 2021 – Excelência e Inovação em Relações Públicas pela divulgação do Projeto S, estudo de efetividade da vacina CoronaVac realizado na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, na cidade de Serrana. 

 

Prêmio Jatobá 2021

O prêmio acontece desde 2017 e homenageia anualmente instituições de comunicação que exerceram trabalhos relevantes em relações públicas. Já foram premiadas mais de 100 instituições de comunicação do Brasil e da América.

O Butantan venceu na categoria Projeto Especial entre as organizações públicas pela comunicação do Projeto S, estudo de efetividade pioneiro iniciado em fevereiro e que vacinou toda a população adulta de Serrana para entender o impacto da vacinação no controle da pandemia e da transmissão do vírus SARS-CoV-2. O Butantan foi finalista juntamente com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o gabinete do prefeito do Rio de Janeiro.

"Foi um trabalho em conjunto. Nós trabalhamos muito para levar as informações sobre a importância e a relevância desse estudo", disse a gerente de comunicação do Butantan, Vivian Lucci Retz. "Vai ser um marco na história para o mundo, para a ciência e para os cientistas", finalizou Vivian. Mais de 200 colaboradores e terceirizados foram envolvidos no projeto.

Assista a partir do minuto 41:40 o início da premiação do Butantan.

 

 

Prêmio Aberje

O Prêmio Aberje tem o objetivo de divulgar esforços e iniciativas de equipes de comunicação de todo o Brasil em mais de 10 categorias. O prêmio é entregue desde 1967 e está na sua 47ª edição.

O Butantan foi reconhecido na categoria especial “Contribuição à Comunicação da Ciência” pelo trabalho de comunicação realizado durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Desde o final de 2020, o instituto tem direcionado esforços para transformar seus sites, redes sociais e o canal do Youtube em fontes confiáveis e relevantes de informações sobre ciência em geral e sobre vacinas e a pandemia em particular.

A cerimônia de entrega do prêmio acontece em 13/12, das 18h às 20h, e será transmitida pelo canal do Youtube da Aberje.