Aproveite a volta às aulas com um mergulho nos… micróbios!
Veja os conteúdos que o Museu de Microbiologia do Butantan já produziu para as crianças aprenderem brincando
Publicado em:
01/02/2021
Desde 2002, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan estimula a curiosidade científica de jovens e aproxima a ciência do público em geral. São atividades educativas para crianças de todas as idades, para fazer em casa ou na escola, sozinho ou com a colaboração de um adulto. Conheça algumas iniciativas!
Para começar, você pode dar uma olhada em todos os assuntos interessantes já abordados nas exposições temporárias do Museu e aprender mais sobre cada um deles clicando aqui.
Nos vídeos a seguir, você descobrirá um mundo novo de seres pequenos, mas tão pequenos, e a importância que eles têm para a natureza e o equilíbrio do planeta.
Depois de aprender sobre os micróbios, você pode aplicar os novos conhecimentos enquanto se diverte! O Museu de Microbiologia disponibiliza uma série de conteúdos educativos gratuitos para baixar, imprimir e aprender brincando.
Como os dedoches, por exemplo. Dedoches (fantoches para os dedos) são uma técnica antiga, mas muito divertida, de contar histórias. Ela ilustra, incentiva a imaginação e desperta a curiosidade das crianças. Pensando nisso, o Museu elaborou um material com personagens - ameba, vírus, bactéria e fungo - e cenário para você imprimir, se inspirar e criar. Clique aqui e comece já!
E aqui vai uma dica para quando a pandemia acabar e o parque do Butantan reabrir para visitação: são os kits de experimentos para quem gosta de botar a mão na massa. Cada kit aborda um tema e oferece vivências específicas - como a construção de um caleidoscópio, a investigação de mistérios da ciência e a relação entre os cristais e as descobertas sobre o DNA. Os kits podem ser adquiridos na loja do Instituto Butantan.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.