Começa no próximo dia 17 de fevereiro (quarta) a imunização da população adulta de Serrana, cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, como parte do Projeto S. O Instituto Butantan realiza o estudo em parceria com o Hospital Estadual de Serrana (HE), e apoiada pela Prefeitura Municipal de Serrana. As informações do projeto foram apresentadas em coletiva de imprensa com a participação de Dimas Covas, diretor-presidente do Butantan, nesta sexta (12).
No dia 6 de fevereiro, foi realizado sorteio para definir a sequência da vacinação. A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cor. A imunização de cada grupo será realizada durante as primeiras quatro semanas correspondentes à primeira dose. É essa vacinação em ondas que permitirá as comparações para o estudo.
Estima-se que cerca de 30 mil pessoas acima de 18 anos serão vacinadas, com exceção de mulheres grávidas ou em amamentação e portadores de doenças graves. A expectativa é de que o estudo seja concluído em dois meses.
Serrana fica a 20 quilômetros de Ribeirão Preto e possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.844 habitantes. O município tem um programa de vigilância aprimorada de Covid-19, que oferece estrutura para o acompanhamento dos casos, uma das facilidades que justifica a escolha pelo lugar.
A cerimônia também contou com a participação de Leila Gusmão, vice-prefeita e secretária de saúde de Serrana, e Léo Capitelli, prefeito do município.
Cronograma das duas doses:
1ª região (verde): 17 a 20 de fevereiro
2ª região (amarelo): 24 a 27 de fevereiro
3ª região (cinza): 3 a 6 de março
4ª região (azul): 10 a 13 de março
Pontos de cadastro:
EE Jardim das Rosas
EE Professora Neusa Maria do Bem
EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
EE Deputado José Costa
EMEF Jardim Dom Pedro I