Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia
Publicado em: 12/02/2021

Começa no próximo dia 17 de fevereiro (quarta) a imunização da população adulta de Serrana, cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, como parte do Projeto S. O Instituto Butantan realiza o estudo em parceria com o Hospital Estadual de Serrana (HE), e apoiada pela Prefeitura Municipal de Serrana. As informações do projeto foram apresentadas em coletiva de imprensa com a participação de Dimas Covas, diretor-presidente do Butantan, nesta sexta (12).

No dia 6 de fevereiro, foi realizado sorteio para definir a sequência da vacinação. A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cor. A imunização de cada grupo será realizada durante as primeiras quatro semanas correspondentes à primeira dose. É essa vacinação em ondas que permitirá as comparações para o estudo.

Estima-se que cerca de 30 mil pessoas acima de 18 anos serão vacinadas, com exceção de mulheres grávidas ou em amamentação e portadores de doenças graves. A expectativa é de que o estudo seja concluído em dois meses.

Serrana fica a 20 quilômetros de Ribeirão Preto e possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.844 habitantes. O município tem um programa de vigilância aprimorada de Covid-19, que oferece estrutura para o acompanhamento dos casos, uma das facilidades que justifica a escolha pelo lugar.

A cerimônia também contou com a participação de Leila Gusmão, vice-prefeita e secretária de saúde de Serrana, e Léo Capitelli, prefeito do município.

Cronograma das duas doses:

1ª região (verde): 17 a 20 de fevereiro

2ª região (amarelo): 24 a 27 de fevereiro

3ª região (cinza): 3 a 6 de março

4ª região (azul): 10 a 13 de março

Pontos de cadastro:

EE Jardim das Rosas

EE Professora Neusa Maria do Bem

EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França

EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira

EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello

EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis

EE Deputado José Costa

EMEF Jardim Dom Pedro I