Tailândia aprova uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de três a 17 anos
Governo diz que a decisão foi baseada em estudos que comprovaram a segurança e imunogenicidade da vacina
Publicado em:
01/02/2022
O Ministério da Saúde Pública da Tailândia autorizou nesta segunda (31/1) a aplicação da CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, na população de três a 17 anos. O diretor geral do Departamento de Controle de Doenças, Opas Karnkawinpong, anunciou durante coletiva de imprensa que a decisão foi tomada em razão de uma série de pesquisas já publicadas que comprovam a eficácia e a segurança do imunizante para crianças e adolescentes.
O governo aguarda a validação da FDA Thailand, agência reguladora do país, para dar início à vacinação. “Se a vacina for aprovada para esse público, o Ministério da Saúde está pronto para iniciar imediatamente a imunização da população a partir dos três anos de idade”, informou o órgão em seus canais oficiais.
Opas Karnkawinpong reforçou a importância da vacinação, afirmando que é mais seguro adquirir imunidade através da vacina do que sobreviver a uma infecção pelo SARS-CoV-2. "A vacinação pode reduzir a gravidade da doença se uma pessoa for infectada", disse ele.
A CoronaVac já é aprovada na Tailândia para uso emergencial em maiores de 18 anos desde fevereiro de 2021. Em agosto, o Instituto Nacional de Vacinação informou que 95% dos tailandeses que receberam as duas doses do imunizante desenvolveram uma resposta imune que impede a disseminação da Covid-19.
Imunização das crianças no mundo
A vacina do Butantan já é usada em crianças de três a 11 anos em diferentes países do mundo, como China, Hong Kong, Chile, Equador, Indonésia e Camboja. No Brasil, a Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial do imunizante em crianças de seis a 17 anos no dia 20/1. A aprovação ocorreu em reunião extraordinária pública da Diretoria Colegiada da Anvisa, após um novo pedido de uso emergencial feito pelo Butantan em 15/12.
MAIS NOTÍCIAS
Soros salvam | “Pensei que era picada de inseto, mas era de cobra”: criança de 3 anos é socorrida pela avó e salva por soro contra jararaca
Crianças são as principais vítimas de acidentes com lagartas; chegada do verão e das férias escolares acendem sinal de alerta
Por que crianças, idosos, grávidas e outros públicos têm prioridade para tomar a vacina da gripe?
Vacina BCG: imunizante deve ser aplicado nas primeiras horas de vida e é melhor estratégia para proteger crianças das formas graves da tuberculose
Começa hoje a campanha de vacinação contra gripe; crianças, idosos e gestantes já podem se proteger
criança
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.