O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do país e que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza no próximo sábado (9), uma série de atividades em celebração ao Dia Nacional da Imunização. Um dos destaques será a apresentação infantil de uma peça teatral inspirada nos personagens clássicos do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, que falarão de forma lúdica sobre os benefícios da vacina contra a gripe.
No sábado, também será lançada a exposição “Conhecendo o HPV por Dentro e Por Fora”, que visa sensibilizar adultos, especialmente os jovens, sobre a importância da prevenção ao vírus HPV, por meio da vacinação. Cerca de 20% das mulheres infectadas com o vírus podem desenvolver o câncer de colo de útero, por exemplo. Tanto a vacina contra a gripe quanto a vacina contra o HPV fazem parte do calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde, que disponibiliza a imunização gratuitamente de acordo com faixas etárias específicas definidas pelo próprio Ministério.
Outras atividades recreativas, como aulas de dança e oficinas lúdicas, também serão realizadas ao longo do sábado gratuitamente para crianças, adolescentes e adultos visando promover saúde e bem-estar.
As atividades foram organizadas pela Comissão do Programa “100 Anos da Gripe Espanhola – Imagine o Mundo Sem Vacinas”, que vem promovendo uma série de eventos ao longo do ano. “O nosso intuito é levar ao público visitante, informações sobre a importância da vacinação, de uma forma lúdica e educativa”, afirmou Luciana Monaco, presidente da comissão. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, a vacinação em massa consegue evitar a morte de 2 a 3 milhões de pessoas no mundo, hoje em dia.
PROGRAMAÇÃO
PEÇA TEATRAL – “EMÍLIA E CIA DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO NO INSTITUTO BUTANTAN: VACINA QUE PROTEGE!”
O que é: peça teatral na qual os personagens do clássico Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, visitam o Instituto Butantan pela primeira vez e, por meio desta vivência, descobrem os benefícios da vacina da gripe e como ela é importante para nos proteger.
Horário: sessões às 11h30 e às 14h30
Local: auditório do Centro de Difusão Científica (CDC), no Butantan
Público-alvo: crianças, adolescen