Portal do Butantan

Dia Internacional da Educação: conheça os cursos acadêmicos oferecidos pelo Butantan e outras ações de divulgação científica

Instituto tem programas de pós-graduação, iniciação científica, estágio, especialização e extensão universitária, além de diversas atividades culturais para o público em geral


Publicado em: 24/01/2024

Desde a sua fundação, em 1901, a educação formal e a democratização da ciência por meio da divulgação de informações de qualidade são pilares que norteiam as ações do Butantan. Para se ter uma ideia, ainda no início do século passado, há registros do próprio Vital Brazil, fundador e primeiro diretor do Instituto, dando aulas sobre o manejo de serpentes e realizando demonstrações públicas de extração de veneno no serpentário. 

Inspirado pelo Dia Internacional da Educação, data celebrada no dia 24 de janeiro que busca fomentar a importância do conhecimento para a promoção da paz e o desenvolvimento da sociedade, o Portal do Butantan convida a todos para conhecer e participar das ações educativas promovidas pela organização. Há opções para quem quer se desenvolver profissionalmente nas áreas biológicas e de saúde ou ampliar seu conhecimento científico por meio das vivências culturais oferecidas. Confira!

 

Estudantes do Instituto Butantan durante o 5º Enconto de alunos PIBIC/PIBITI, realizado em 2023

 

EDUCAÇÃO FORMAL

 

ESIB

Criada em 2018 com o apoio da Fundação Butantan, a Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) oferece uma extensa grade curricular para estudantes universitários e profissionais que querem se aprofundar nas diferentes vertentes em que a organização atua nas ciências biológicas. As aulas são ministradas por pesquisadores de referência e os alunos desenvolvem seus estudos nos laboratórios de ponta da instituição. 

Dentre as formações oferecidas, destaque para a Especialização em Biotérios, única de sua categoria a contar com o reconhecimento do Conselho de Educação do Estado de São Paulo, e a Especialização em Saúde, que abrange três possibilidades de estudo: biologia animal, vacinas e biofármacos e toxinas de interesse em saúde. 

Para complementar a aprendizagem acadêmica, a ESIB realiza estágio curricular obrigatório e oferece uma ampla diversidade de cursos de extensão universitária – esses últimos são programas de curta duração, presenciais ou online, em que o estudante tem a oportunidades de se aprofundar em temas como vacinologia, serpentes peçonhentas, virologia, imunologia, microbiologia, entre outros assuntos.

Ao longo de todo ano letivo, a Escola Superior do Butantan oferece apoio a outras oito modalidades acadêmicas a fim de incluir todos aqueles que desejam aprimorar ou colocar em prática seus conhecimentos científicos. São elas: pós-graduação interna e externa; projeto de pesquisa com financiamento; iniciação científica com financiamento; visita técnica com duração de 90 dias; professor visitante e professor visitante internacional e visitante internacional.

 

Alunos da primeira edição do Cientista Mirim durante evento de encerramento do programa

 

Também há ações dedicadas aos estudantes do Ensino Médio, como o programa Cientista Mirim, um curso prático-teórico que promove vivências nos laboratórios de pesquisa da organização, e o apoio à Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que busca disseminar o conhecimento da biologia. Completam a grade os cursos de divulgação científica, dedicados ao público não especializado e que promovem conhecimentos introdutórios sobre a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, conservação e outros temas que contribuem para a promoção da saúde pública.

Neste primeiro semestre, já estão disponíveis no site da ESIB as opções de cursos de extensão universitária e divulgação científica. Para participar, é necessário se inscrever digitalmente. Depois, um sorteio é realizado com todos os inscritos. Os selecionados são avisados por e-mail e têm seus nomes divulgados no site da ESIB. Em 2023, foram mais de 12 mil inscritos nos 54 cursos ofertados pelos programas. Novas vagas serão divulgadas no segundo semestre, incluindo os processos seletivos para estágio curricular obrigatório, Especialização em Biotério e o programa Cientista Mirim.

 

Ensino no Butantan: aulas ministradas por pesquisadores de renome da casa

 

PPGTox

Único em sua especialidade, o programa de Pós-Graduação em Toxinologia do Butantan tem como missão formar mestres e doutores em ciências biológicas, desenvolvendo estudos interdisciplinares de toxinas animais e microbianas, envolvendo pesquisa básica nas áreas de biologia animal, biologia celular e molecular, bioquímica, farmacologia, microbiologia, patologia e imunologia, além de inovação tecnológica para o desenvolvimento de drogas e ferramentas moleculares a partir de toxinas. 

Atualmente, 30 doutorandos e 20 mestrandos estão matriculados nos programas. Os editais de abertura de inscrição para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado são publicados no próprio site do programa, geralmente ao final de cada semestre. Disciplinas especiais, como o curso de verão de Conceitos Básicos para o Estudo de Toxinologia, e outros cursos livres complementam a grade curricular. Fique de olho!

 

PPG BIOTC

O programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Bioprocessos coordena as ações do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Bioprocessos, um programa direcionado a profissionais que atuam em empresas de produtos biológicos. Neste formato diferenciado, o próprio candidato apresenta um dilema detectado em seu cotidiano profissional e, junto com os professores-orientadores do Butantan, desenvolve uma proposta de solução. Os editais para os processos seletivos são publicados periodicamente no site do programa. 

 

Iniciação Científica

Atrelados ao Centro de Desenvolvimento Científico (CDC), os programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação oferecidos pelo Butantan têm como objetivo formar profissionais e despertar novos talentos para a ciência por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas como biologia animal, biodiversidade, zoologia, taxonomia, venenos, envenenamentos, evolução das toxinas, doenças com potencial epidêmico, dentre outras. Acompanhe a divulgação dos editais pelo site da ação.

 

Parte do acervo da Biblioteca do Butantan está disponível para consulta dos visitantes

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

Biblioteca Científica

Após passar por um importante processo de reformulação e ampliação, a Biblioteca do Butantan, localizada no icônico Edifício Vital Brazil, foi reinaugurada em 2023. Antes restrito à comunidade científica, o espaço passou a oferecer novos serviços e facilidades, com o objetivo de atender aos mais diversos públicos. São mais de dez salas para estudo, pesquisa, consulta ao acervo, discussão de projetos e desenvolvimento de oficinas e treinamentos, separadas por funcionalidade e níveis de ruído.

Outra novidade é o Espaço de Leitura Infantojuvenil Semear Leitores, dedicado às crianças e adolescentes, localizado no subsolo da edificação. Criado para incentivar o hábito da leitura, o ambiente reúne um acervo especial de livros dedicados à ciência. Com a ajuda de facilitadores, a ideia é incentivar o contato das crianças com esse universo. 

Durante todo o mês de janeiro de 2024, a Biblioteca Científica está funcionando em horário diferenciado. De terça a domingo, os visitantes do Parque da Ciência podem realizar visitas guiadas de uma hora às 10h30 e às 14h30. Já o Espaço de Leitura Infantojuvenil Semear Leitores está aberto das 10h às 16h, também de terça a domingo. Para atendimento da comunidade científica e acadêmica, o horário continua sem alteração: de segunda a sexta, das 8h às 18h. O acesso acontece pelo Parque da Ciência Butantan, localizado na Av. Vital Brasil, 1.500.

 

Além de serpentes, o acervo do Museu Biológico tem lagartos, aranhas e escorpiões

 

Museus do Parque da Ciência

O complexo cultural do Butantan oferece atrações culturais e educativas ao público em geral por meio de cinco diferentes museus. Inaugurado em 1914, o Biológico foi o primeiro deles e apresenta uma exposição de animais vivos (serpentes, lagartos, anfíbios, aranhas e escorpiões) em recintos que recriam seus habitats. O objetivo da mostra é ressaltar a importância da biodiversidade e a manutenção dos diferentes ecossistemas.

Já o Museu de Microbiologia, dedicado ao universo dos microrganismos, tem a missão de estimular a curiosidade científica nos jovens e adultos. Interativo, promove oportunidades de aproximação com a cultura científica por meio de suas exposições e ações educativas. Inaugurado em 2023, o Museu da Vacina é outro espaço repleto de conteúdos lúdicos e imersivos, que busca chamar a atenção da população sobre a necessidade da vacinação, demonstrando o quanto os imunizantes são seguros e eficazes. 

 

O Museu da Vacina do Butantan é o primeiro da América Latina dedicado exclusivamente ao tema

 

Por fim, há o Espaço Terra Firme/Museu Histórico, onde é possível se aprofundar nos mais de 120 anos de história do Butantan. No momento, o local sedia a mostra “Serum ou Soro”, que apresenta a produção de antivenenos e o trabalho pioneiro desenvolvido por Vital Brazil. Fora do complexo, no tradicional bairro do Bom Retiro, também é possível visitar o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER). O espaço está instalado no edifício onde funcionou o antigo Desinfectório Central do estado, no número 100 da Rua Tenente Pena, e é dedicado à história da saúde pública. Para visitar, é necessário realizar agendamento via Whatsapp ou e-mail

Ao longo do último ano, mais de 180 mil pessoas passaram pelos cinco museus do Butantan – isso sem contabilizar os outros visitantes que passaram pelo complexo e exploraram apenas os espaços públicos do complexo, como o Horto Oswaldo Cruz, o Boulevard, o Macacário e o Reptário.

Localizado na Av. Vital Brasil, 1.500, na zona oeste de São Paulo, o Parque da Ciência funciona de terça a domingo, das 7h às 17h. A entrada é gratuita e o visitante paga apenas R$ 6 para visitar todos os museus – crianças menores de 7 anos, idosos acima de 60 e pessoas com deficiência entram de graça. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online ou diretamente na bilheteria do parque. 

 

Podcast Ciência com B: um bate-papo descontraído com grandes nomes da ciência e do entretenimento brasileiro

 

Canais digitais do Butantan

Desde 2021, diante das constantes ondas de desinformações relacionadas à pandemia de Covid-19, o Butantan reforçou a sua presença nos canais digitais, mantendo uma comunicação direta e confiável com toda a população brasileira. Os conteúdos diários são publicados em diferentes plataformas – como Portal, Instagram, YouTube e LinkedIn –, e abordam informações relevantes sobre ciência e saúde pública. Não deixe de seguir!

 

SOBRE A DATA

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e sem oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que ainda deixa para trás milhões de crianças, jovens e adultos.

Em 2024, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) dedicou a data ao papel crucial que a educação e os professores desempenham no combate ao discurso de ódio – fenômeno que cresceu vertiginosamente nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, prejudicando ainda mais o desenvolvimento da sociedade.

 

Reportagem: Natasha Pinelli

Fotos: Comunicação Butantan