Portal do Butantan

Diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, visita parque fabril e Parque da Ciência Butantan

Comitiva da organização foi recebida pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, juntamente com o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás


Publicado em: 12/07/2023

O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, visitou o parque fabril e o Parque da Ciência Butantan nesta quarta (12), recepcionado pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e pelo diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás. O encontro discutiu novas parcerias entre a agência internacional de saúde pública das Américas e o Butantan.

O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa, que veio ao Instituto na sua primeira visita ao Brasil desde que tomou posse em fevereiro de 2023, considera o Butantan como um parceiro importante no fornecimento de vacinas para os países latino-americanos e caribenhos, especialmente para fortalecê-los diante de futuras pandemias.

“O Instituto Butantan é um dos grandes produtores de soros e vacinas da América Latina e a OPAS tem todo o interesse de estreitar laços porque um dos nossos mandatos, dado exatamente pelos nossos estados membros, é de fortalecer a capacidade de produção. Nós não podemos enfrentar outra pandemia com a mesma fragilidade que a América Latina e o Caribe viveram com a Covid-19”, disse. 

O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, em visita ao Museu da Vacina

Jarbas, que fez longa carreira como gestor de saúde pública, em cargos de gestão na OPAS, no Ministério da Saúde e como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disse ainda que uma colaboração do Butantan com a OPAS pode ser o caminho para uma distribuição mais igualitária de vacinas nestes países.

“É uma colaboração muito importante e queremos que, cada vez mais, o Butantan ofereça vacinas não só para o Brasil, mas para toda a América Latina e para o Caribe, por intermédio do Fundo Rotatório da OPAS para Acesso a Vacinas (FRV)”, disse.

A parceria seria ainda um trunfo da região para a recuperação das coberturas vacinais, que sofreram uma queda de 25% durante a pandemia de Covid-19 e que faz com que seus países corram o risco da reintrodução de doenças já eliminadas como poliomielite, sarampo, entre outras, ressaltou o diretor da OPAS.

“O Butantan é um parceiro importante e quando a gente fala em fortalecer a capacidade de produção na América Latina e Caribe, o primeiro passo é fortalecer e qualificar o que já existe. O Butantan pode e deve ser um importante fornecedor de vacinas para a região inteira. E, com isso, é muito importante ter investimento consistente para qualificar a produção e ampliá-la”, concluiu.

Para o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, a parceria está nos planos do Butantan para expansão da produção e exportação de vacinas da Instituição. 

“Pudemos recebê-los e mostrar nossa estrutura, discutir novas parcerias e o caminho para o futuro para aumentar a autossuficiência da região da Organização Pan-Americana de Saúde a imunobiológicos, especialmente vacinas, com a participação do Instituto Butantan”, disse Esper.

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, apresenta fábricas de vacinas do Butantan à comitiva da OPAS

Colaboração

Mais cedo, Jarbas Barbosa se reuniu com membros do governo de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para avaliar parcerias com o estado, que envolvem também o Butantan. 

“Acabamos de assinar um termo de colaboração da OPAS com o governo de São Paulo, que envolve três propostas, e uma delas engloba justamente o Instituto Butantan. Nos reunimos com os técnicos e com o diretor-presidente da OPAS para dar encaminhamento aos nossos projetos futuros”, disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. 

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, recepcionou o comitê da OPAS no Instituto Butantan

O comitê da OPAS contou com a presença da representante da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross; do diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), João Paulo Souza; do diretor do Centro Pan Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA), Ottorino Cosivi;  do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Julio Pedroza; da coordenadora de Imunização da OPAS, Lely Guzmán; da administradora da OPAS, Silvia de Valentim; e da assessora da OPAS, Janine Coutinho.

Durante a visita, os membros da OPAS se reuniram também com o diretor executivo da Fundação Butantan, Saulo Simoni Nacif; com o superintendente da Fundação Butantan, Márcio Augusto Lassance; com o diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos, Gustavo Mendes; e com o diretor de Estratégia Institucional, Raul Machado Neto.

Os executivos da Fundação Butantan também participaram da reunião, entre eles o diretor Jurídico, Flavio Borgheresi; o diretor de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios, Tiago Rocca; o diretor Comercial, Demetrios Houlis; o diretor de Desenvolvimento Industrial, Adriano Ferreira; e o gerente de Inovação e Licenciamento de Tecnologia, Cristiano Gonçalves Pereira.

Na mesma reunião estiveram presentes representando os núcleos de pesquisa, desenvolvimento e produção do Butantan, a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico, Sandra Coccuzzo; a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação, Ana Marisa Chudizinski-Tavassi; a diretora técnica de Produção de Soros, Fan Hui Wen; a diretora de Operações Clinicas, Luciana Campanher; a diretora técnica de Produção de Formulação, Envase e Acondicionamento, Marina Sakamoto; a diretora técnica de produção de vacinas bacterianas, Milena Akamatsu; e o diretor de desenvolvimento industrial, Adriano Alves Ferreira.

 

Membros da diretoria do Butantan recebem comitê da OPAS no Instituto

 

Reportagem: Camila Neumam

Fotos: José Felipe Batista e Marília Ruberti/Comunicação Butantan