Portal do Butantan

Museus do Instituto Butantan participam da 19ª Semana Nacional de Museus

O evento ocorre todo ano desde 2003 e terá como tema em 2021 ‘’O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’’


Publicado em: 13/05/2021

Nos dias 17 a 23/05, acontecerá a 19ª Semana Nacional de Museus, e os museus do Instituto Butantan irão participar por meio da atividade virtual “Transvendo os Museus do Butantan”. A ação incluirá um mural digital a partir de hoje (10/05) para o público compartilhar suas expectativas e desejos sobre o tema na plataforma Padlet. Já a oficina, na qual os convidados poderão reimaginar o futuro dos museus do Butantan, acontecerá no dia 22/05 às 15h e será realizada na plataforma Zoom

O Museu Biológico, o Museu de Microbiologia, o Museu Histórico e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fazem parte da vida de boa parte dos paulistanos, vão contar suas histórias e o que cada um deles abriga dentro de si. E, como um dos objetivos do Instituto é aproximar a sociedade da ciência e da cultura, o evento será interativo e os interessados poderão contribuir com perguntas e comentários. 

O tema da Semana de 2021, ‘’O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’’, traz um direcionamento reflexivo sobre a adaptação dos museus quanto à tecnologia (e à pandemia) e como vão ser as interações do público com esses novos métodos de exposição. A estimativa é que mais de mil museus espalhados por todo o Brasil participem do evento, como costuma acontecer - a exceção foi a edição de 2020, que contou com um número reduzido de instituições devido à pandemia do novo coronavírus.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente desde 2003, buscando sempre abordar temas sociais, como ‘’Diversidade e inclusão’’ (18ª edição) e tecnológicos, como ‘’Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’’ (16ª edição).