Interessados em participar do ensaio clínico de fase 3 da vacina tetravalente contra a gripe do Butantan podem se voluntariar em diferentes regiões do Brasil. O estudo vai avaliar a segurança e a imunogenicidade do imunizante em mais de 8 mil voluntários em 11 centros de pesquisa. Para participar, a pessoa não pode ter se vacinado na campanha de 2023, já que receberá a vacina no estudo. Ser voluntário é uma forma de se proteger contra a doença e contribuir para o avanço da pesquisa.
Anvisa aprova ensaio clínico da vacina influenza tetravalente em crianças de seis a 35 meses
Serão recrutadas 977 crianças entre 3 e 8 anos, 510 adolescentes de 9 a 17 anos e 749 idosos acima de 60 anos, que serão acompanhados durante seis meses após a vacinação. O estudo, que já havia sido iniciado em 2021, foi reativado para atingir o número de participantes necessário, já que a pandemia de Covid-19 prejudicou o recrutamento. Na etapa anterior, foram incluídos 5.822 voluntários e apenas o grupo de adultos de 18 a 59 anos alcançou a quantidade esperada.
Não podem participar do estudo aqueles com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou mulheres gestantes ou que têm planos de engravidar durante os 21 dias após a imunização.
A vacina tetravalente contra a gripe do Butantan é composta por duas cepas do vírus influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e duas cepas tipo B (linhagens Victoria e Yamagata). O objetivo do instituto é ampliar a proteção da população contra a doença, já que a inclusão de mais uma cepa B visa aumentar a efetividade da vacina.
“O produto já se mostrou seguro em análise feita anteriormente com os voluntários adultos, por um comitê independente de monitoramento de seguran&cced