Normatização do uso de Equipamentos Multiusuários
Os equipamentos apresentados a seguir fazem parte do parque de Equipamentos Multiusuários do Instituto Butantan, são instrumentos de grande porte que foram adquiridos através de verbas e/ou auxílios concedidos por diversas agencias de fomento.
Esta normatização objetiva o uso dos equipamentos, garantindo assim a otimização dos recursos investidos e a integração dos diferentes grupos de pesquisa do Instituto Butantan com metodologia de vanguarda nas suas diferentes áreas de atuação. Abaixo seguem alguns parâmetros que consideramos essenciais para o funcionamento adequado dos mesmos:
Regras de acesso e prioridades
O agendamento e utilização dos equipamentos deverão ser coordenados pelos responsáveis, para tanto alguns critérios devem ser adotados.
Cadastro do usuário: nome do usuário e responsável pelo projeto; laboratório de origem; entidade financiadora, título e resumo do projeto; objetivos; metodologia; período previsto para a utilização; observações
Prioridade de uso: i. projetos diretamente ligados às solicitações dos equipamentos; ii. projetos do Instituto Butantan; iii. projetos externos
Citação em publicações e/ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento: A citação em publicações, teses ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento, deverá ser na forma de agradecimentos, em material e métodos ou coautoria a critério da participação efetiva do grupo e acordo entre usuário e responsável pelo equipamento.
Aquisição e a análise dos dados: serão feitas pelo Operador, salvo quando os responsáveis julgarem que o usuário possui treinamento suficiente no equipamento.
Reagentes e material de consumo: devem ser providos pelo usuário, a critério do responsável.
Entre as atribuições do Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários estão estabelecer normas de procedimentos de uso, funcionamento e avaliação dos equipamentos multiusuários, bem como definir critérios para a avaliação das solicitações de uso dos equipamentos multiusuários do Instituto Butantan por empresas ou instituições de pesquisa e ensino externas.
I – Sobre o Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários
1 – O Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários (CGEMu) passa a atuar somente após a publicação de sua criação no Diário Oficial, tendo sua composição definida na publicação.
2 – O Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários tem como atribuições:
2.1. Estabelecer normas de procedimentos de uso, funcionamento e avaliação dos equipamentos multiusuários;
2.2. Definir critérios para a avaliação das solicitações de uso dos equipamentos multiusuários do Instituto Butantan por empresas ou instituições de pesquisa/ensino externas;
2.3. Organizar cursos de capacitação para os usuários dos equipamentos;
2.4. Dar suporte à elaboração dos relatórios anuais de uso e funcionamento do(s) equipamento(s) da(s) plataformas(s) multiusuária(s);
2.5. Convidar pessoas que, por seus conhecimentos e experiências, possam contribuir para o desempenho das atribuições de competência, caso necessário;
2.6. Consultar e solicitar informações para a comunidade do Instituto Butantan a respeito de equipamentos e quaisquer outras informações relacionadas a equipamentos;
2.7. Provocar a Direção e/ou responder a Direção do Instituto Butantan a respeito de editais de fomento à pesquisa, propodondo e executando processos seletivos internos à comunidade Butantan, avaliando o resultado e encaminhando resultados à Direção do Instituto Butantan;
2.8. Dar suporte à confecção de propostas para serem apresentadas à FAPESP paraobten ção dos recursos da Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI);
2.9. Quando solicitado, dar suporte ao Núcleo de Apoio Institucional à Pesquisa (NAIP) em demandas como respostas a pareceres da FAPESP, planejamento de uso da Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI) e outros;
2.10. Avaliar o mérito de solicitações de uso da Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI) para equipamentos multiusuários e outros equipamentos, quando solicitado pela Diretoria;
2.11. Quando solicitado pela Direção, apoiar a análise de desempenho de funcionários que atuam como técnicos de equipamentos multiusuários.
II – Sobre os equipamentos multiusuários
1 – Um equipamento é considerado como multiusuário quando preencher todas as condições apresentadas abaixo:
1.1. A sua utilização é indiscriminadamente aberta a toda a comunidade científica, tanto do Instituto Butantan como de fora deste Instituto;
2.2. A sua utilização depende exclusivamente da adequação às regras técnicas de uso e da disponibilidade de agendamento, não sendo necessário nenhum tipo de aprovação da utilização por qualquer pessoa;
2 – O Parque de Equipamentos Multiusuários do Instituto Butantan (PEM-IBu) é definido como o conjunto de todos os equipamentos multiusuários lotados no Instituto Butantan ou mesmo locados fora deste, mas que sejam do patrimônio deste Instituto;
3 – Um equipamento só poderá ser considerado como multiusuário e integrar o Parque de Equipamentos Multiusuários do Instituto Butantan se enquadrado em uma das alternativas:
3.1. For adquirido com verba de fomento que tenha seja concedida com a obrigação de que o equipamento atue como multiusuário;
3.2. For considerado como equipamento multiusuário pela Diretoria do Instituto Butantan. Para isso, o gestor do equipamento deverá fazer uma solicitação formal à Diretoria.
3.2.1. A Diretoria do Instituto Butantan poderá solicitar avaliação do Comitê sobre a proposta de inclusão. Nesse caso, será encaminhado ao proponente um formulário padronizado para preenchimento com informações a respeito do equipamento em questão e de sua política de funcionamento. Com base nas informações apresentadas e quaisquer outros esclarecimentos necessários, o Comitê emitirá um despacho para a Direção, recomendando ou não a inclusão do equipamento como parte do Parque de Equipamentos Multiusuários.
4 – Um equipamento deixará de ser considerado como multiusuário caso a Direção do Instituto Butantan assim decida. A critério da Direção, esta pode consultar o Comitê Gestor para avaliar o caso.
4.1. Baseado nos relatórios de produtividade, e por não atender ao item 2.2 do tópico 1 da parte II, o Comitê pode ativamente sugerir à Direção que um equipamento seja retirado da lista de multiusuários, cabendo à Direção a decisão final.
III – Sobre o acesso aos equipamentos multiusuários
1 – Os usuários devem ter acesso fácil e objetivo ao agendamento de equipamentos multiusuários. As possíveis formas de agendamento são:
1.1. Em plataformas on-line;
1.2. Em agendas on-line;
1.3. Por e-mail.
2 – O número de possíveis agendamentos mensais será estabelecido pelo gestor do equipamento.
2.1. O gestor do equipamento deve definir prioridades de uso casa haja procura excessiva para utilização do equipamento.
2.2. Uma vez que o Instituto e/ou Fundação Butantan cofinanciam parte do uso dos equipamentos (quer seja pelo fornecimento de energia, água, gases ou outros itens básicos para o funcionamento do equipamento, pela contratação de técnicos ou pela aquisição de insumos específicos para o equipamento), o gestor deve estabelecer um limite de utilização do equipamento pela comunidade externa ao Butantan. Este limite deve ser estabelecido a critério do gestor do equipamento.
3 – Caso se torne possível, poderá ser realizada cobrança pelo uso do equipamento multiusuário. Essa cobrança deve ser relativa a todos os gastos com o equipamento, inclusos os gastos básicos, de reagentes, de equipe remunerada, de manutenções e de desgaste do equipamento, sendo, no entanto, vedado que esta cobrança gere lucro. O estabelecimento desta cobrança só será autorizado pelo Comitê quando validada por equipe jurídica do Instituto e/ou Fundação Butantan.
IV – Sobre o uso de equipamentos multiusuários e autoria de trabalhos científicos
1 – A utilização de um equipamento multiusuário implica em obtenção de resultados pelo usuário.
2 – O uso do equipamento multiusuário e o processamento básico dos dados pelo operador do equipamento, por si só, não implicam em os operadores do equipamento ou gestores da área onde o equipamento está lotado serem coautores de trabalhos derivados desse uso.
3 – Caso o usuário queira que uma ou mais pessoas do grupo que hospeda o multiusuário o ajude com análises e/ou interpretação dos dados, deve ativamente contatá-los e informar sobre essa decisão. Esta combinação deve ser feita à parte e de maneira extra ao uso regular do equipamento.
V – Sobre a contrapartida institucional para os equipamentos multiusuários
1 – O Comitê sugerirá à Direção que crie contrapartidas institucionais para os equipamentos multiusuários. Ficará à cargo da Direção escolher quais contrapartidas devem ser implantadas, e como e quando será feita cada implantação.
1.1. Entre as contrapartidas para os equipamentos multiusuários a serem sugeridas, podem-se citar, não exclusivamente: a contratação de técnicos para a operação do equipamento, o custeio de manutenções preventivas e corretivas, o custeio de reagentes básicos para o uso do equipamento e o custeio de reformas para adequação de condições de operação do equipamento.
VI – Sobre a avaliação do uso dos equipamentos multiusuários
1 – O Comitê criará normas de avaliação do uso de equipamentos multiusuários.
1.1. A avaliação será aos moldes da avaliação já realizada anualmente no Relatório de Produtividade Anual do Instituto Butantan, que será revista pelo Comitê.
2 – Nesta avaliação será considerada a adequação do equipamento multiusuário a este Regimento, particularmente no que se refere à definição de equipamento multiusuário e ao acesso dos usuários ao equipamento.
3 – O Comitê criará um parecer sobre as avaliações anuais dos equipamentos multiusuários, que será entregue à Diretoria. Nesse parecer, o Comitê discorrerá sobre cada equipamento, e também fará sugestões de melhoria no Parque de Equipamentos Multiusuários e na infraestrutura dedicada aos equipamentos multiusuários, assim como fará sugestões que considere estratégicas para a melhoria do uso e acesso aos equipamentos multiusuários.
VII – Sobre a manutenção dos equipamentos multiusuários
1 – O Comitê deve gerar, de acordo com consulta aos gestores dos equipamentos multiusuários, um cronograma e plano de manutenções preventivas/corretivas.
2 – Para fazer a gestão deste plano, o Comitê poderá solicitar aos gestores de equipamentos multiusuários que emitam relatórios de performance técnica dos equipamentos, como por exemplo horas de uso de lâmpadas, valores que estão sendo obtidos em sensores e outros, a fim de justificar e planejar as manutenções preventivas.
VIII – Sobre a divulgação dos serviços oferecidos pelos equipamentos multiusuários, oferecimento de cursos na área e visita a centros de referência
1 – O Comitê deve planejar e realizar cursos frequentes sobre as técnicas e usos dos equipamentos multiusuários.
2 – O Comitê deve gerar formas de divulgação dos equipamentos multiusuários e das análises que podem ser feitas pelos mesmos.
3 – O Comitê deve periodicamente organizar visitas a centros de referência em oferta de uso de equipamentos multiusuários, a fim de conhecer formas novas e ótimas de oferecer o serviço de equipamentos multiusuários, e, assim, poder sugerir melhorias para o Instituto Butantan.
1 - Uso geralmente permitido para multiusuários já existentes:
- manutenção corretiva e preventiva
- aquisição de peças
- aquisição de reagentes/insumos (falar sequenciador)
2 - Uso geralmente permitido para equipamentos já existentes:
- manutenção corretiva e preventiva
- aquisição de peças
3 - Uso geralmente permitido para aquisição de novo equipamento:
- equipamento foi retirado do laboratório por “motivos de força maior”
- equipamento será multiusuário (sobrando RTI e através de chamada interna)
- equipamento é para uso de projeto institucional (e não de interesse do laboratório)
4 - Geralmente NÃO é permitido o uso da RTI:
- reagentes/insumos para projetos “regulares” (não institucionais)
- aquisição de equipamentos para projetos “regulares” (não institucionais)
Setor de Citometria de Fluxo
Informações sobre os Citômetros de Fluxo disponíveis para agendamento:
- Analisador BD FACSCanto II, equipado com lasers azul (488 nm), vermelho (633 nm) e violeta (405 nm) e filtros 515-545, 564-606, 670-735 e 750-810 para o laser azul, 650-670 e 750-810 para o laser vermelho e 425-475 e 502-525 para o laser violeta.
- Analisador BD FACSLyric (FAPESP 2021/13951), equipado com lasers azul (488 nm), vermelho (633 nm) e violeta (405 nm) e com capacidade para análises simultâneas de até 12 cores e 14 parâmetros (incluindo FSC e SSC). Equipamento com capacidade para adquirir mais de 20 milhões de células por amostra (tubo), sem interromper o fluxo de aquisição e com armazenamento dos dados em um único arquivo, com nível de arraste entre amostras (Carryover) inferior a 0,1% e com controle dos parâmetros analíticos e otimização dos dados gerados por recursos que incluem: o ajuste da voltagem dos detectores; a possibilidade de habilitar os parâmetros Área (A), Altura (H) e Amplitude (W) para todos os canais de detecção disponíveis; e a possibilidade de habilitar e ajustar os limiares de sinal (Threshold) produzidos por parâmetros individuais ou combinados. Equipamento com carregador automático de amostras.
- Separador (Cell Sorting) BD FACSAria III, equipado com lasers azul (488 nm), vermelho (633 nm) e violeta (405 nm) e filtros 515-545, 564-606, 600-620, 675-715 e 750-810 para o laser azul, 650-670, 708-752 e 750-810 para o laser vermelho e 420-470, 185-535, 600-630, 640-680, 685-735 e 750-810 para o laser violeta.
Normas para agendamento e uso do BD FACSCanto II:
- Acesse o link https://sistemas.butantan.gov.br/equipamentos;
- Selecione o equipamento e horário desejado e faça login no sistema;
- Preencha os dados solicitados no formulário on line e clique em “Concluir”;
- Sua solicitação será enviada ao Setor de Citometria de Fluxo, e você receberá um e-mail automático informando o status da solicitação;
- Caso sua solicitação seja aceita, você receberá uma notificação por e-mail, com a confirmação da data e horário agendado;
- Caso sua solicitação seja recusada, você receberá uma notificação por e-mail, com o motivo da recusa, e deverá acessar novamente o sistema para realizar um novo agendamento;
- A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 72 horas de antecedência, a fim de garantir a análise pelo Setor e confirmação para o usuário em tempo hábil;
- Em caso de desistência, solicitamos o envio de e-mail para citometria@butantan.gov.br com o máximo de antecedência possível, a fim de liberar o horário para outros usuários e/ou de evitar a inicialização desnecessária do equipamento (aquecimento dos lasers e “start up”);
- A fim de manter as condições adequadas das amostras até o momento da leitura, transportá-las até o Setor em caixas de isopor refrigeradas (gelo úmido ou placas de gelo químico) e protegidas da luz;
- Providenciar “pen-drive” para que os dados obtidos fiquem em segurança com o pesquisador, não ocupando espaço desnecessário nos computadores dos citômetros;
- Providenciar o tampão específico do equipamento (BD FACSflow) quando solicitado pelo Operador; esta solicitação se faz necessária em função do consumo de cada Laboratório; outros produtos de consumo, em particular tubos específicos para citometria, são de responsabilidade do usuário;
- Em caso de dúvidas, entre em contato com citometria@butantan.gov.br.
Normas para agendamento e uso do BD FACSLyric e BD FACSAria III (Cell Sorting):
Entrar em contato com o responsável pelos equipamentos:
Luiz Roberto Sardinha: citometria@butantan.gov.br; ramal: 7040
Os usuários interessados deverão enviar "Dados do solicitante" para o e-mail citometria@butantan.gov.br, A/C Luiz Roberto Sardinha, c/c para carla.baptistao@butantan.gov.br e denise.tambourgi@butantan.gov.br.
Dados do solicitante:
• Pesquisador responsável;
• Laboratório;
• Título do Projeto;
• Agência Financiadora;
• Processo;
• Dados da Amostra;
• Outras informações que o pesquisador achar relevante.
A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 72 horas de antecedência. O atendimento da solicitação estará condicionado à disponibilidade de horário para uso do equipamento, bem como do responsável pela operação do mesmo.
Em caso de desistência, solicitamos o envio de cancelamento por e-mail com o máximo de antecedência possível, a fim de liberar o horário para outros usuários.
Solicitamos que o usuário providencie “pen-drive” para a transferência de dados.
O Cytation™ 3 é um leitor de microplacas que combina microscopia digital automatizada e detecção de microplaca convencional, ou seja, ele engloba funções de leitura de placas por multidetecção (absorbância, fluorescência e luminescência) bem como captura de imagens celulares por fluorescência invertida, fornecendo assim uma rica informação celular fenotípica com dados quantitativos.
O equipamento possui as seguintes funções:
- Leitura e captura de imagens em placas desde 6 poços até 384 poços;
- Agitação linear e orbital;
- Controle de temperatura até 45°C;
- Modos de captura de imagem: captura pontual, montagem (varredura de área) e ensaios time-lapse (cinéticas).
O Cytation 3 está equipado com cubos de LEDs e filtros para DAPI, GFP e Texas Red. Seguem faixas de excitação e emissão de cada cubo.
DAPI: Excitação 377/50 e Emissão 447/60
GFP: Excitação 469/35 e Emissão 525/39
Texas Red: Excitação 586/15 e Emissão 647/57
Os usuários interessados em utilizá-lo deverão enviar "Dados do solicitante" para o e-mail carla.baptistao@butantan.gov.br, c/c para denise.tambourgi@butantan.gov.br
Dados do solicitante:
• Pesquisador responsável;
• Laboratório;
• Título do Projeto;
• Agência Financiadora;
• Processo;
• Dados da Amostra: placa ou lâmina; absorbância, fluorescência ou luminescência; se fluorescência, qual o fluoróforo utilizado;
• Outras informações que o pesquisador achar relevante.
A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 72 horas de antecedência. O atendimento da solicitação estará condicionado à disponibilidade de horário para uso do equipamento, bem como do responsável pela operação do mesmo.
Em caso de desistência, solicitamos o envio de cancelamento por e-mail com o máximo de antecedência possível, a fim de liberar o horário para outros usuários.
Solicitamos que o usuário providencie “pen-drive” para a transferência de dados.
Responsáveis:
Carla Cristina Squaiella Baptistão (E-mail: carla.baptistao@butantan.gov.br - Ramais 9722 ou 9710)
Denise V. Tambourgi (E-mail: denise.tambourgi@butantan.gov.br - Ramais 9722 ou 9727)
Plataforma para montagem de Testes Imunocromatográficos (Processo FAPESP 2013/50955-7)
Descrição dos equipamentos
Matrix 2210 - Universal Laminator Module (Kinematic Automation, Inc.) é um aparelho utilizado para montagem do teste imunocromatográfico por meio de vácuo e força aplicada para correta e uniforme sobreposição das membranas que compõe o teste.
Matrix 2360 - Programmable Shear (Kinematic Automation, Inc.) é um aparelho eletrônico utilizado para cortar precisamente as tiras do teste imunocromatográfico após montagem no módulo Matrix 2210. O aparelho é composto por uma guilhotina de precisão e uma mesa, no qual a fita montada desliza para possibilitar o corte da mesma. Toda a configuração da velocidade e espessura do corte é estabelecida em um painel eletrônico.
Responsável
Roxane Maria Fontes Piazza (e-mail - roxane.piazza@butantan.gov.br; telefone 11 26279724)
Plano de Gestão de Uso:
1. Para utilizar o equipamento os pesquisadores e os usuários devem preencher uma ficha de identificação, que deverá ser solicitada à Pesquisadora responsável: Dra. Roxane Maria Fontes Piazza pelo e-mail roxane.piazza@butantan.gov.br.
2. Não é permitida a utilização do equipamento sem o acompanhamento dos responsáveis técnicos (Dra. Letícia Barboza Rocha ou Juliana Polatto Yassuda). A utilização dos equipamentos deverá ser realizada sob supervisão de uma das pessoas responsáveis. A manipulação dos equipamentos pelo usuário será parcial e realizada após um treinamento prévio para explicação do funcionamento, características e exigências do material a ser utilizado nos aparelhos. Todo material utilizado para confecção das fitas deverá ser de responsabilidade do usuário: antígenos, anticorpos, ouro coloidal e as diversas membranas que compõe o teste imunocromatográfico.
3. Agendamento diretamente com Dra. Letícia Barboza Rocha no e-mail leticia.rocha@butantan.gov.br ou Juliana Polatto Yassuda no e-mail juliana.yassuda@butantan.gov.br
4. O horário para utilização do equipamento será de segunda a sexta feira, no período matutino das 9:00 às 12:00h e no período vespertino das 14:00 às 17:00 h.
5. Desistências deverão ser comunicadas com pelo menos 24 h de antecedência.
6. A plataforma de montagem de Testes Imunocromatográficos, bem como o técnico responsável, deverão ser mencionado em todas as publicações, teses, trabalhos e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas que resultarem de seu uso, sendo imprescindível a citação do (Processo FAPESP 2013/50955-7). Solicitamos ainda que seja enviada uma cópia impressa ou por e-mail das publicações, teses (página de rosto, resumo e agradecimentos) e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas. Isto é necessário para relatórios e justificativas, bem como manutenção e melhoria do serviço e do equipamento.
Comitê gestor
Dra. Roxane Maria Fontes Piazza - roxane.piazza@butantan.gov.br
Dra. Letícia Barboza Rocha - leticia.rocha@butantan.gov.br
Ms. Juliana Polatto Yassuda - juliana.yassuda@butantan.gov.br
Comitê de usuários:
Dr. Carlos Roberto Prudêncio - Instituto Adolfo Lutz - crprudencio@ial.sp.gov.br
Dra. Lilian Campos Pires - Dnapta Biotecnologia- lilian.pires@dnapta.com
Dra. Patrícia Antônia Estima Abreu de Aniz –Instituto Butantan – patricia.aniz@butantan.gov.br
Equipamento:
O cromatógrafo líquido - espectrômetro de massa - IT-TOF é um equipamento híbrido ideal para investigações de biomarcadores, identificação de metabólitos e pesquisa proteômica. Acoplando ionização a pressão atmosférica com as tecnologias de Ion Trap (IT) e Tempo de vôo (TOF), o LCMS-IT-TOF permite obter alta exatidão de massa e alta resolução (10.000 a 1000 m/z) em todos os modos MS. Disponibiliza a capacidade de MS n utilizando o método de ion-trap e também a capacidade de ionização tanto em modo positivo, quanto negativo.
Agendamento:
Enviar e-mail para o Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Informações sobre as condições e preparo de amostras:
As amostras devem estar dessalinizadas e em concentração a partir de micromolar. Não devem contem solventes não voláteis ou detergentes. Informações complementares serão fornecidas caso a caso. Também poderá ser possível realizar o processamento de amostras no laboratório, mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Resultados:
Os resultados (dados brutos) serão compartilhados pelo Google Drive, ou copiados para HD externo do solicitante, conforme o caso. Resultados processados e interpretados podem ser fornecidos mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Localização e contato:
Prédios 124/125; Contato: Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Equipamento:
Espectrômetros de massa tipo MALDI-TOF/TOF, com amostrador automático de até 384 posições. Capacidade de analisar tanto íons positivos quanto negativos Faixa de trabalho: 1-500kDa no modo linear e 1-80kDa no modo reflectron;
Agendamento:
Enviar e-mail para o Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Informações sobre as condições e preparo de amostras:
As amostras devem estar dessalinizadas e em concentração a partir de micromolar. Não devem contem solventes não voláteis ou detergentes. Informações complementares serão fornecidas caso a caso. Também poderá ser possível realizar o processamento de amostras no laboratório, mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Resultados:
Os resultados (dados brutos) serão compartilhados pelo Google Drive, ou copiados para HD externo do solicitante, conforme o caso. Resultados processados e interpretados podem ser fornecidos mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Localização e contato:
Prédios 124/125; Contato: Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Equipamento:
Espectrômetro de massas Orbitrap Exploris 480 (Thermo Fisher Scientific) acoplado ao sistema de nano-cromatografia líquida Vanquish Neo (Thermo Fisher Scientific) permite a separação, identificação e quantificação relativa e absoluta de proteínas e peptídeos em concentrações muito baixas em amostras biológicas complexas tais como tecidos, células e secreções. Esta plataforma permite a aquisição do perfil proteômico global através da metodologia proteômica shotgun ou bottom-up, bem como análises de proteínas por proteômica top-down. Este equipamento está equipado com a interface FAIMS Pro Duo (Field Asymmetric Ion Mobility Spectrometry) e adaptado com a plataforma BioPharma que permite a caracterização e análise de proteínas intactas sob condições nativas e denaturadas provendo uma qualidade de espectro mais alta, sequenciamento top e middle-down de subunidades protéicas e mapeamento de peptídeos com altas velocidades de aquisição, precisão de massa e qualidade espectral.
Contato
leta.espec.massas@butantan.gov.br
As solicitações serão analisadas pontualmente, de acordo com o projeto de pesquisa.
Responsáveis:
Leo Kei Iwai (leo.iwai@butantan.gov.br)
Julia Pinheiro Chagas da Cunha (julia.cunha@butantan.gov.br)
Solange maria de Toledo Serrano (solange.serrano@butantan.gov.br)
Localização:
Prédio 105
Informações adicionais:
https://butantan.gov.br/pesquisa/cetics
Equipamento:
Espectrômetro de magneto permanente, 1D, 1H, 60 MHZ
Agendamento:
Enviar e-mail para o Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Informações sobre as condições e preparo de amostras:
As amostras devem estar dessalinizadas e em quantidade a partir de 5 mg e preferencialmente já em solubilizadas em solvente deuterado. Não devem contem solventes não voláteis ou detergentes. Informações complementares serão fornecidas caso a caso. Também poderá ser possível realizar o processamento de amostras no laboratório, mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Resultados:
Os resultados (dados brutos) serão compartilhados pelo Google Drive, ou copiados para HD externo do solicitante, conforme o caso. Resultados processados e interpretados podem ser fornecidos mediante agendamento prévio com a equipe e disponibilidade de agenda.
Localização e contato:
Prédios 124/125; Contato: Dr. Daniel C. Pimenta (dcpimenta@butantan.gov.br)
Espectropolarímetro (CD - Dicroísmo Circular)
Equipamento:
Espectropolarímetro da marca JASCO, modelo J810, associado a uma unidade Peltier para controle digital de temperatura
Responsável:
Enéas de Carvalho (email eneas.carvalho@butantan.gov.br ou telefone 2627-9826)
Localização:
O espectropolarímetro está localizado no Laboratório de Bacteriologia, Unidade 2 (Prédio 34)
Aplicações:
A princípio, toda molécula que possua dicroísmo circular (isto é, com atividade de absorção diferencial de luz circularmente polarizada no sentido horário e no sentido anti-horário) pode ser avaliada pelo espectropolarímetro. É comum que a estrutura destas moléculas esteja relacionada ao seu dicroísmo circular. Portanto, este equipamento é frequentemente utilizado para avaliar estruturas e alterações estruturais. Entre estes usos, pode-se destacar a avaliação da estrutura secundária das proteínas, dinâmica de alterações estruturais em função de tratamentos térmicos ou químicos ou em função de interação entre moléculas, etc. Entre as moléculas com conhecido dicroísmo circular, e que são geralmente analisadas por esta técnica, pode-se citar as proteínas e peptídeos, o DNA, o RNA, alguns polisacarídeos, etc
Como agendar:
> Enviar um email para eneas.carvalho@butantan.gov.br solicitando o agendamento;
> Informar: possível(is) data(s) para agendamento (informar estas datas com a maior antecedência possível); tipo de amostra (proteínas, peptídeo, DNA, etc); número de amostras; volume das amostras; tipo de experimento (somente espectro à temperatura fixa ou avaliações de CD em diferentes temperaturas); No caso de cancelamento do experimento, é necessário avisar com a maior antecedência/urgência possível
O que trazer:
> amostras em volume suficiente para a análise (300 microlitros para cubeta fechada de 1 milimetro de caminho óptico; 50 microlitros para cubeta montável, de 0,4 milimetro de caminho óptico)
> amostras com concentração adequada para a análise * (ver observação abaixo)
> amostras em tampão não-absortivo de luz UV (recomenda-se tampão fosfato 10 mM)
> volumes suficientes de solução "branco", para ser analisada no equipamento e o valor ser descontado das leituras e também para ser usada para diluir as amostras, caso seja necessário
* OBSERVAÇÃO: a concentração necessária para se obter uma leitura confiável (suficientemente acima do sinal-ruído) varia de amostra para amostra, e precisa ser determinada empiricamente. No entanto, para proteínas sugere-se concentrações entre 0,2 a 1,0 mg/ml. Em todos os casos, quando possível, sempre privilegiar amostras com concentrações maiores, pois elas podem ser diluídas caso o sinal fique muito forte. Não há garantias de que o sinal de CD será detectado em concentrações baixas e em cubetas de reduzido caminho óptico.
Regras e Cadastro do uso:
Por ser um equipamento multiusuário, é necessário que relatórios frequentes sejam produzidos sobre o uso do espectropolarímetro. Por este motivo, será pedido para que todos os usuários preencham um formulário referente ao uso do equipamento. Este formulário será enviado por email quando do agendamento de uso, e contém campos para informar questões como o nome e informações do responsável, título do projeto, agência financiadora do projeto (quando houver), etc.
As regras de uso encontram-se descritas nos tópicos: REGRAS DE ACESSO E PRIORIDADES" e " Prioridade de uso", apresentados acima
Dúvidas? / Contato
> entre em contato pelo email eneas.carvalho@butantan.gov.br ou telefone 2627-9826
Esterilizador a vapor (Processo FAPESP 2022/06090-0)
Equipamento:
Este esterilizador a vapor, da marca Baumer, utiliza vapor de água sob pressão em altas temperaturas como agente esterilizante, em ciclos com remoção de ar por sistema de vácuo pulsante e secagem sob vácuo, com controle automatizado através de comando microprocessado.
Normas para o agendamento:
O equipamento esterilizador a vapor fará parte da plataforma multiusuária intitulada “Centro de Recursos Biológicos do Instituto Butantan (CRBIB)”, São Paulo/SP. A aquisição deste equipamento permitirá a segurança na esterilização do ambiente, materiais e recursos biológicos do centro, sendo, portanto, imprescindível para o estabelecimento de boas condições de práticas laboratoriais. Por se tratar de um equipamento que dará suporte para as atividades do CRBIB, a utilização do mesmo é indireta, através da utilização do centro.
O CRBIB centralizará acervos, por meio de um backup contendo as amostras catalogadas, organizadas e classificadas, com alto nível de confiabilidade, qualidade e rastreabilidade. O Centro atenderá às demandas de depósito, expansão, guarda e distribuição dos recursos biológicos para o Butantan e outras Instituições públicas, oferecendo suporte a atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção. Para a utilização dos recursos presentes no centro, o solicitante deverá enviar um email ao responsável com detalhes da sua solicitação.
Responsável:
Juliana Carvalhal - juliana.carvalhal@butantan.gov.br
Como Agendar:
Enviar email para juliana.carvalhal@butantan.gov.br
Laboratório de Células Animais do Laboratório de Imunologia Viral (LCA)
Responsáveis:
- Dr. Renato Mancini Astray (Instituto Butantan)
e-mail: renato.astray@butantan.gov.br - Fone 2627-9621
- Dr. Aldo Tonso (USP)
e-mail: atonso@usp.br - Fone 3091-2283
Prezado usuário,
O Laboratório de Células Animais é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de expressão gênica e cultura em aumento de escala de células animais e insetos, principalmente na área de Virologia.
O caráter multiusuário exigido pela FAPESP atende à filosofia de garantir aproveitamento mais amplo e produtivo dos equipamentos e instalações que requerem investimentos vultuosos do dinheiro público. Assim, é de máximo interesse o uso do equipamento deste Setor pelo maior número possível de pesquisadores.
Configuração do laboratório
O LCA é um laboratório classificado em nível um de biossegurança. Dispõe de biorreatores para cultivo de células, analisador bioquímico (glicose, lactato, glutamina) e estruturas acessórias ao cultivo de células (estufa CO2 a 37°C, estufa BOD 28°C, microscópio invertido e cabines de fluxo laminar).
Condições e Procedimentos de uso
Condições:
- Agendamento prévio dos horários de utilização do laboratório.
- Apresentação de liberação do trabalho pela comissão interna de biossegurança (CIBIO) no caso de trabalho com OGM.
- Aprovação do material a ser utilizado no laboratório, com o acompanhamento de uma pessoal responsável pelo local.
- Cumprimento de todas as etapas descritas em Procedimentos.
- A referência ao uso do laboratório em publicações, teses ou relatórios derivados do trabalho integral ou parcial no LCA, deverá ser feita em agradecimentos, em material e métodos ou co-autoria, a critério da participação efetiva do grupo e acordo entre responsáveis pelo projeto e responsável pelo laboratório.
Procedimentos:
1- Enviar para o contato do responsável as seguintes informações que serão utilizadas para a elaboração de relatório científico anual e para a avaliação do trabalho proposto: Nome e Resumo do Projeto; Pesquisador responsável; Laboratório; Entidade financiadora e número do processo; Atividade pretendida e cronograma com sugestão de datas para início e término.
2- O responsável pelo LCA entrará em contato para o agendamento de uma reunião para a discussão das atividades e cronograma de utilização com os responsáveis pelo projeto e usuários pretendidos.
3– Os usuários deverão providenciar previamente todo o material que vai ser utilizado, inclusive o material de segurança (aventais, sapatilhas, toucas e luvas).
• Na eventualidade de ser necessário o cancelamento das atividades planejadas, é importante que isso seja realizado o quanto antes, para permitir que outras atividades sejam agendadas.
4– Realização do trabalho e apresentação de relatório geral, sucinto, sobre a quantidade de experimentos realizados e equipamentos utilizados, relatando sobre as condições de funcionamento dos mesmos.
5– Encerramento das atividades com a liberação total do espaço, retirando todo o material não utilizado, culturas e segregação correta de resíduos (químicos e biológicos) para o encaminhamento ao descarte.
Normas para a utilização dos microscópios de luz e estereomicroscópios
Equipamentos disponíveis:
· Microscópio invertido de fluorescência Leica DMi8, com eixo Z motorizado, acoplado à câmera digital DFC310 FX. Software Leica Application Suite - LAS V4.6
· Estereomicroscópio Leica M205 A, com eixo Z motorizado, acoplado a câmera digital DMC2900. Software Leica Application Suite - LAS V4.6
· Microscópio Olympus BX 51, acoplado a câmera digital Olympus DP73. Software de imagem cellSens Standard 1.18
· Microscópio Olympus BX 41, acoplado a câmera digital Olympus SC30. Software de imagem cellSens Standard 1.18
· Estereomicroscópio Olympus SZX7, acoplado a câmera digital Olympus UC30. Software de imagem cellSens Standard 1.18.
Responsáveis:
- Dra. Marta M. Antoniazzi
- Dr. Carlos Jared
Técnico: Dr. Pedro Luiz Mailho Fontana
Localização: Pavilhão Lemos Monteiro
Cadastro:
- Solicitar ficha de cadastro de usuário pelo e-mail pedro.fontana@butantan.gov.br
- Enviar o cadastro por e-mail e entregar cópia impressa no Laboratório de Biologia Estrutural, com a assinatura do pesquisador responsável pelo projeto.
Agendamento:
- O agendamento deve ser realizado diretamente com o técnico responsável (Pedro L. Mailho Fontana) através de e-mail (pedro.fontana@butantan.gov.br) ou telefone (ramal 9772).
- O agendamento será realizado segundo os critérios gerais de agendamento de equipamentos multiusuários do Instituto Butantan. A prioridade de uso baseia-se em: 1) Projetos diretamente ligados às solicitações dos equipamentos; 2) Projetos do Instituto Butantan; e 3) Projetos externos.
- Caso o usuário necessite desmarcar o horário, solicitamos que isto seja feito com a maior antecedência possível, a fim de disponibilizá-lo para outro usuário.
Utilização do equipamento:
· Trazer o material pronto para o exame.
· Trazer pen-drive ou HD externo, a fim de armazenar as imagens digitais.
Observações:
O processamento das amostras, poderá ser realizado no laboratório dependendo do tipo de amostra, disponibilidade de pessoal e de material, e mediante autorização prévia do diretor do laboratório.
O microscópio utilizado, o Laboratório de Biologia Estrutural, bem como o técnico responsável, deverão ser mencionados em todas as publicações, teses, trabalhos e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas que resultarem de seu uso. Solicitamos também que seja enviada uma cópia impressa ou por email das publicações, teses (página de rosto, resumo e agradecimentos) e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas. Esses procedimentos são essenciais para a confecção de relatórios e justificativas, bem como para a manutenção e melhoria do serviço e dos equipamentos.
Maiores informações podem ser obtidas com o técnico responsável, por e-mail ou através do ramal 9772.
Microscópio confocal
Responsáveis:
- Ronaldo Zucatelli Mendonça - Laboratório de Parasitologia
- Ida Sigueko Sano Martins - Laboratório de Fisiopatologia
- Norma Yamanouye - Laboratório de Farmacologia
Normas para utilização do Microscópio Confocal de Varredura à Laser LSM 510 META
1. Os pesquisadores e os usuários devem preencher uma ficha de identificação junto ao Diretor do Laboratório de Parasitologia para utilizar o equipamento.
2. Não é permitida a utilização do equipamento sem o acompanhamento do responsável técnico.
3. Agendamento diretamente com o Técnico Alexsander Seixas de Souza no e-mail alexsander.souza@butantan.gov.
4. O horário para utilização do equipamento será de segunda a sexta com dois módulos de três horas, no período matutino das 7:30 às 11:00h e no período vespertino das 13:00 às 15:50 h.
5. Desistências deverão ser comunicadas com pelo menos 24 horas de antecedência. Atrasos superiores a 45 min, sem aviso prévio, serão considerados desistências e o horário será disponibilizado.
6. O laboratório reserva-se o direito de limitar a utilização do equipamento em um módulo de 3h semanais por pesquisador responsável para melhor atender a todas as solicitações.
7. Os arquivos gerados são de responsabilidade do usuário. Cada usuário terá um diretório no disco rígido para arquivamento temporário e deverá providenciar o backup dos mesmos em, no máximo, 30 dias. Após este período, os arquivos poderão ser apagados sem aviso prévio.
8. Não é responsabilidade do técnico o tratamento em outros programas das imagens capturadas para elaboração de figuras finais de publicações.
9. O microscópio confocal LSM 510 META, bem como o técnico responsável, deverão ser mencionado em todas as publicações, teses, trabalhos e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas que resultarem de seu uso, sendo imprescindível a citação do Processo FAPESP 2000/11624-5. Solicitamos ainda que seja enviada uma cópia impressa ou por email das publicações, teses (página de rosto, resumo e agradecimentos) e comunicações enviadas a congressos e reuniões científicas. Isto é necessário para relatórios e justificativas, bem como manutenção e melhoria do serviço e do equipamento.
10. O cumprimento das regras é essencial para a continuidade do atendimento.
Recomendações
Os campos devem ser escolhidos previamente e as marcações, bem como seus controles negativos, devem ser checadas num microscópio de fluorescência convencional.
O equipamento não deve ser utilizado como microscópio comum de fluorescência uma vez que sua manutenção é cara, pois todos seus componentes são importados, e sua disponibilidade é menor.
Microscopia Intravital
O Laboratório Multiusuário de Microscopia Intravital, integrado ao Laboratório de Fisiopatologia do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC), é dedicado ao entendimento de eventos dinâmicos da microcirculação. A microscopia intravital (MIV) é uma técnica de imagem óptica que permite a visualização, monitoramento e quantificação de vários eventos biológicos em tempo real, em animais vivos. Esta tecnologia avançou muito nossa compreensão dos processos fisiológicos e fenômenos mediados por patógenos em órgãos específicos.
Aplicações
Observação in vivo de sistemas biológicos:
- Recrutamento leucocitário: quantificar as interações dinâmicas entre leucócitos e endotélio (rolling, adesão e migração celular);
- Alterações hemodinâmicas;
- Áreas hemorrágicas;
- Formação e dissolução de trombos;
- Caracterização de fármacos, toxinas e microrganismos sobre atuação na microcirculação.
Os estudos de MIV podem ser realizados em vários tecidos, incluindo mesentério, músculo cremaster e orelha de camundongos e ratos, entre outros, de acordo com a necessidade do usuário.
Equipamentos
Microscópio BX51WIF Olympus, equipado com fluorescência, Câmera Hamamatsu CCD digital ORCA Ⅱe a Câmera colorida DP74 Olympus.
Axioskop Zeiss, acoplado a câmera Axiocam 305 color para imagens de alta resolução em alta velocidade.
Responsável
Bianca Cestari Zychar
Contato: bianca.zychar@butantan.gov.br - Telefone: 2627-4959
Localização
Prédio 114 (Prédio Novo) - Andar Térreo
Condições e Procedimentos de uso
Condições
- Agendamento prévio dos horários de utilização do laboratório direto com o responsável através do e-mail bianca.zychar@butantan.gov.br
- O horário para utilização do equipamento será de segunda a sexta feira, no período matutino das 8:00 às 12:00h e no período vespertino das 14:00 às 16:00 h.
- Apresentação de liberação do trabalho pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
- Aprovação do material a ser utilizado no laboratório, com o acompanhamento de uma pessoal responsável pelo local.
- A referência ao uso do laboratório em publicações, teses ou relatórios derivados do trabalho integral ou parcial nessa Plataforma, deverá ser feita em agradecimentos, em material e métodos ou co-autoria, a critério da participação efetiva do grupo e acordo entre responsáveis pelo projeto e responsável pelo laboratório.
- Cumprimento de todas as etapas descritas em Procedimentos.
Procedimentos
1- Enviar para o contato do responsável as seguintes informações que serão utilizadas para a elaboração de relatório científico anual e para a avaliação do trabalho proposto: Nome e Resumo do Projeto; Pesquisador responsável; Laboratório; Entidade financiadora e número do processo; Atividade pretendida e cronograma com sugestão de datas para início e término.
2- O responsável pelo Laboratório Multiusuário de Microscopia Intravital entrará em contato para o agendamento de uma reunião para a discussão das atividades, procedimento experimentais e cronograma de utilização com os responsáveis pelo projeto e usuários pretendidos.
3- Não é permitida a utilização do equipamento sem o acompanhamento do responsável técnico.
4- Em caso de desistência, solicitamos o envio de cancelamento por e-mail com o máximo de antecedência possível, a fim de liberar o horário para outros usuários.
5- O usuário deverá trazer HD externo e/ou pen-drive para salvar seus arquivos.
6– Encerramento das atividades o usuário é responsável pelo descartes dos animais, bem como a limpeza e retirada de caixas dos animais.
7- O cumprimento das regras é essencial para a continuidade do atendimento.
Fotos:
Laboratório de Biologia Celular
Normas para a utilização dos microscópios eletrônicos:
Equipamentos disponíveis:
- Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET): LEO 906E, Zeiss, Alemanha
- Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV): QUANTA 250, FEI Company, Holanda
Responsáveis:
- Dra. Marta M. Antoniazzi
- Dr. Carlos Jared
Técnicos:
- Simone Jared (MET)
Localização:
Pavilhão Lemos Monteiro
Cadastro:
- Solicitar ficha de Cadastro de usuário por e-mail:
beatriz.mauricio@butantan.gov.br para utilização do MEV
simone.jared@butantan.gov.br para utilização do MET
- Enviar o cadastro por e-mail e entregar cópia impressa no Laboratório de Biologia Celular com a assinatura do responsável pelo projeto.
Agendamento:
- O agendamento para uso dos equipamentos deve ser realizado no Laboratório de Biologia Celular pelo ramal 9772, com Beatriz (MEV) ou Simone (MET).
Obs: Sempre lembrando que este agendamento será realizado segundo os critérios gerais de agendamento de equipamentos multiusuários deste Instituto (Prioridade de uso: 1) Projetos diretamente ligados às solicitações dos equipamentos; 2) Projetos do Instituto Butantan; e 3) Projetos externos)
- Caso o usuário necessite desmarcar o horário, solicitamos que isto seja feito com a maior antecedência possível, a fim de disponibilizá-lo para outro usuário.
Utilização do equipamento:
- Para MET, trazer o material pronto para o exame, ou seja, sobre grades metálicas (tanto cortes ultrafinos como suspensões de partículas), e já contrastado.
- O usuário deverá trazer pen-drive, HD externo, etc... para armazenar a sua pasta de imagens digitais.
- O processamento de material para análise em MET ou MEV, poderá ser realizado pelos técnicos do Lab. de Biologia Celular, dependendo do tipo de material, disponibilidade de pessoal, e autorização prévia do diretor deste laboratório.
Maiores informações podem ser obtidas com Dra. Marta Antoniazzi ou Dr. Carlos Jared, no ramal 9772.
Descrição Geral do Núcleo:
O Núcleo de Bioinformática e Biologia Computacional (NBBC) é composto por uma equipe de pesquisadores de diversos laboratórios de Pesquisa do Instituto Butantan, que faz a gestão do Parque Computacional Multiusuário do Instituto Butantan, atualmente composto por um Servidor para processamento de alto desempenho e uma Storage de armazenamento de dados, que podem ser utilizados - de acordo com as normas - pelos pesquisadores do Instituto Butantan e seus colaboradores.
Equipe:
Pesquisadores Responsáveis:
Dr. Milton Yutaka Nishiyama Junior
Dr. Eneas de Carvalho
Técnico:
Dr. David da Silva Pires
O NBBC é composto pelo Dr. Milton Yutaka Nishiyama Junior, que é pesquisador do Laboratório de Toxinologia Aplicada e coordenador responsável pelo planejamento e gestão da Infra-estrutura Computacional, pelo do Dr. Eneas de Carvalho que participa das decisões de aprovação e gerenciamento de projetos, ampliações da infraestrutura e solicitações de usuários da plataforma e pelo Dr. David da Silva Pires responsável pela Administração dos Servidores e suporte aos usuários.
Equipamentos:
O Parque Computacional Multiusuário do Instituto Butantan é atualmente composto pelos equipamentos descritos abaixo, que estão fisicamente localizados no Data Center Móvel Modular - P1309 – Tecnologia da Informação:
Forma de utilização dos equipamentos:
Os Pesquisadores do Instituto Butantan e seus colaboradores podem utilizar os equipamentos que compõem o Parque Computacional do Instituto Butantan, de acordo com as normas e procedimentos de uso, que são descritos abaixo e também nos documentos que podem ser lidos nos links apresentados no texto abaixo.
O uso do Parque Computacional do Instituto Butantan pode ser feito para diversas pesquisas que necessitem de apoio computacional, como:
- Bioinformática;
- Biologia Computacional;
- Biologia Estrutura;
- Ômicas
- Filogenia, Filogeografia e Evolução;
- Modelagem matemática;
- Descoberta de novas Drogas;
- Modelagem molecular e Docking;
- Biologia de Sistemas
- Machine Learning
- Deep Learning
Para ter acesso ao Parque Computacional do NBBC, os pesquisadores interessados deverão preencher e enviar o "Formulário do solicitante" para o e-mail bioinfo@butantan.gov.br c/c para bioinfo-admin@butantan.gov.br. Este email deve conter o formulário (vide abaixo) preenchido e assinado pelo responsável e solicitante e se necessário poderá ser agendado uma reunião. A equipe do NBBC avaliará a solicitação e responderá ao email tão logo possível.
A utilização do Parque Computacional é remoto, através de comandos em terminal Linux. As Normas para Utilização do Parque Computacional (link) possuem instruções de como estabelecer a conexão remota. Além disso, ao ter sua solicitação de uso aprovada, o Pesquisador receberá instruções mais detalhadas de como utilizar o Parque Computacional. Por fim, quaisquer dúvidas e necessidade de apoio podem ser resolvidas através de envio para o email bioinfo-admin@butantan.gov.br.
É fundamental que os solicitantes tenham lido e aceitado as regras descritas no Termo de Compromisso (link termo).
Os dados (link formulário), que deverão ser incluídos no formulário, são:
Nome do pesquisador responsável;
E-mail do pesquisador responsável;
Laboratório do pesquisador responsável;
Nome do solicitante;
E-mail do solicitante;
Cargo do solicitante;
Laboratório do solicitante;
Título do projeto;
Agencia Financiadora;
Número do Processo;
Tipo e a origem dos dados;
Capacidade de armazenamento necessária (padrão 250GB);
Resumo do Projeto/Estudo; Projeto novo ou existente; Nome do projeto existente.
link formulário: clique aqui
link termo: clique aqui
O Instituto Butantan dispõe de infraestrutura para desenvolvimento de biofármacos (anticorpos monoclonais, antígenos vacinais e outras proteínas recombinantes), desde estágios de descoberta, geração de clones, caracterização físico-química e biológica, desenvolvimento e otimização de processos produtivos e escalonamento, até a produção de IFAs (ingrediente farmacêutico ativo) com qualidade para ensaio clínico de fase I e II. As atividades podem ser agendadas e estudadas segundo as necessidades. Sendo a área BPF de alta complexidade, a planta piloto é operada por técnicos próprios.
Entre os equipamentos usados nas áreas de desenvolvimento em BPL e BPF estão:
Biorreator 14,5 L
Biorreator 80 L
Cromatógrafo Purifier (0 a 100 mL/min)
Cromatógrafo Akta Pilot (0 a 800 mL/min)
French Press (Disruptor celular)
Homogeneizador de alta pressão (Disruptor celular) 60 - 100 L/h
Leitor de placas de 96 poços
Densitômetro – captura de imagens de géis e análise de perfil proteico
Biorreator tipo wave para 10 L – área BPL
Biorreator single use para 50 L – área BPL
Biorreator single use para 250 L – área BPL
Serviços:
análise fisico-química de anticorpos para extensão de validade
ensaio de farmacocinética de amostras em ensaio clínico
ensaio de imunogenicidade de amostras em ensaio clínico
Responsáveis:
Elizabeth A. L. Martins 2627 9822
Ana Maria Moro 2627 9451
e-mail para direcionamento de usuários: biofarmacos@butantan.gov.br
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO:
O equipamento QuantStudio 3 Real-Time PCR System é um equipamento para a realização de PCR em tempo real. É equipado com bloco térmico para placas de 96 poços e volume de até 0,1mL. O sistema possui tecnologia OptiFlex com quatro canais acoplados de filtro de excitação e emissão com LED branco, para uso de sondas FAM™, VIC™, ROX™ e SYBR™ e três zonas de temperatura Veriflex independentes, permitindo maior precisão e sensibilidade de dados para uma ampla gama de aplicações genômicas. A rápida variação térmica do bloco térmico também permite a realização de reações em até 30 min. PROCESSO FAPESP 2013/07467-1
CONDIÇÕES PARA USO:
Materiais e reagentes: É de responsabilidade dos usuários providenciar todo o material a ser utilizado. As placas de 96 poços e selos adesivos para a selagem das mesmas devem ser da marca Applied Biosystems™ e compatíveis com o equipamento.
Agendamento prévio: Os usuários interessados em utilizá-lo deverão enviar *Dados do solicitante* para o e-mail paula.pohl@butantan.gov.br, c/c para denise.tambourgi@butantan.gov.br
Dados do solicitante:
• Pesquisador responsável;
• Laboratório;
• Título do Projeto;
• Agência Financiadora;
• Processo;
• Outras informações que o pesquisador achar relevante.
A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 72 horas de antecedência. O atendimento da solicitação estará condicionado à disponibilidade de horário para uso do equipamento, bem como do responsável pela operação do mesmo. Em caso de desistência, solicitamos o envio de cancelamento por e-mail com o máximo de antecedência possível, a fim de liberar o horário para outros usuários. Solicitamos que o usuário providencie “pen-drive” para a transferência de dados.
RESPONSÁVEIS:
Denise V. Tambourgi (E-mail: denise.tambourgi@butantan.gov.br - Ramais 9722 ou 9727)
Paula Cristiane Pohl (E-mail: paula.pohl@butantan.gov.br - Ramais 9722 ou 9712)
Carla Cristina Squaiella Baptistão (E-mail: carla.baptistao@butantan.gov.br - Ramais 9722 ou 9710).
Descrição do equipamento:
3500 Genetic Analyzer (Applied Biosystems) - Sequenciador de DNA de 8 capilares
Localização:
Laboratório de Bacteriologia – Unidade 2 (Prédio 34)
Telefone: (11) 2627-9826
Pesquisadores Responsáveis:
Dra Maria Leonor Sarno de Oliveira (marialeonor.oliveira@butantan.gov.br)
Dra Rosa Maria Chura Chambi (rosa.chambi@butantan.gov.br)
Dra Eliane Namie Miyaji (eliane.miyaji@butantan.gov.br)
Como agendar:
Enviar email para uma das pesquisadoras responsáveis com os seguintes dados: nome do usuário e responsável pelo projeto, laboratório de origem, entidade financiadora, objetivos, metodologia, número de amostras
Como trazer as amostras:
Usuários do Instituto Butantan: As amostras devem ser preparadas em micro tubos de 1.5 mL, com aproximadamente 150 ng de DNA e 1,6 pmol do oligonucleotídeo, em volume total de 10 uL, ajustado com água MilliQ estéril. As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório de Bacteriologia onde deverá ser feito o registro de entrada.
Usuários do Instituto Butantan com grande número de amostras ou usuários externos: a reação de sequenciamento deve ser realizada pelo próprio usuário e as amostras precipitadas e secas devem ser trazidas em placa de 96 poços compatível com o sequenciador. Nestes casos, deverá ser feito o agendamento da corrida com os pesquisadores responsáveis e o polímero deve ser trazido pelo usuário.
Os resultados serão enviados por email.
Unidade de Seqüenciamento de Proteínas e Peptídeos (USeqP)
Localização:
Laboratório de Bioquímica e Biofísica
Pesquisadores Responsáveis:
Dra. Isabel de Fátima Correia Batista
Dr. Ivo Lebrun
Técnico:
Dr. Rafael Marques Porto
A Unidade de Seqüenciamento de Proteínas e Peptídeos (USeqP) está localizada no Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, e é composta por um HPLC (Modelo LC 20 - Shimadzu) e um Seqüenciador de Peptídeos e Proteínas (Modelo PPSQ-21 - Shimadzu).
A USeqP é composta pela Dra. Isabel de Fátima Correia Batista, que é responsável pelo manuseio e análise dos dados obtidos com o seqüenciador e pelo do Dr. Ivo Lebrun que atua no que se refere às estratégias de purificação de compostos. Ambos são pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan.
Após o envio do formulário (vide abaixo) um horário deverá ser agendado para definição de estratégias a serem seguidas. É fundamental salientar aos interessados que o material a ser analisado deverá ser fornecido isento de sais e detergentes e em quantidades suficientes para:
1) Análise da amostra através de HPLC para que seja possível a confirmação de seu grau de pureza e homogeneidade, itens imprescindíveis para o desenvolvimento da etapa de seqüenciamento.
2) Desenvolvimento de pelo menos 7 ciclos, de tal forma que a informação obtida seja útil ao solicitante.
Caso a amostra não esteja em condições adequadas, as estratégias necessárias para que o seqüenciamento seja viabilizado deverão ser definidas entre os responsáveis pela USeqP e o pesquisador interessado, bem como a definição de que tipo de colaboração será estabelecida.
Os pesquisadores interessados em obter o N-terminal de proteínas ou a estrutura de peptídeos deverão enviar "Dados do solicitante" para o e-mail sequenciador.proteinas@butantan.gov.br c/c para isabel.batista@butantan.gov.br
Dados do solicitante:
Pesquisador(es) responsável(is); Laboratório; Título do Projeto; Agencia Financiadora; Processo; Dados da Amostra; Nome; Origem; Massa Molecular; Etapas cromatográficas adotadas para a purificação; Demais características relevantes; Outras informações importantes