Se você é uma pessoa que acredita no encerramento e início de um ciclo a cada virada de ano, provavelmente deve ter feito uma lista de desejos e planos para 2020. Começar a praticar um exercício físico, voltar a estudar, fazer o check-up médico anual, ou ainda aquela viagem dos sonhos são os itens mais comuns. Mas e a saúde mental, está também neste pacote?
Para ajudar e incentivar as pessoas a prevenir e tratar o adoecimento mental e emocional, o ano começa com a campanha Janeiro Branco “Quem cuida da mente, cuida da vida”, cujo objetivo é colocar o tema em evidência, focando especialmente na ansiedade e na depressão. De acordo com o Atlas da Saúde Mental de 2017, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e 11,5 milhões de depressão.
No levantamento de 2018 sobre Qualidade de Vida aplicado entre os colaboradores do Butantan, em uma amostra de 1.187 pessoas, 10,6% apontaram ter ansiedade e 7% indicaram ter depressão. Também, dentro desta amostra, 3% indicaram ter insônia, um sintoma ligado à depressão e ansiedade.
“Saúde mental não é apenas a ausência de doenças, mas sim o equilíbrio das nossas emoções, dos pensamentos e das nossas atitudes frente a diversas situações do cotidiano. Infelizmente algumas pessoas acham que tratar de saúde mental é falar de um assunto muito difícil, pensam que a pessoa está louca, descontrolada e que precisa ser separada da sociedade ou até da família”, explica Maria Cristina Vendramini [foto], psicóloga do Instituto Butantan, também alertando para o preconceito que cerca o assunto e impede que muitos busquem ajuda profissional.
Por isso, segundo ela, aproveitando a animação de início de ano, o ideal é que, ao fazer os projetos para o novo período, incluir o entendimento das próprias emoções e pensamentos, tanto os positivos quanto os negativos. Também é importante incluir ações e opções de relaxamento durante a rotina, bem como adicionar mais opções de lazer ao melhorar a gestão do próprio tempo, separando uma parte para as obrigações e para o divertimento.
“A dica é que se faça uma auto reflexão, que você se conheça e se perceba para identificar aquilo que gostaria de mudar, ou aquilo que deseja realizar. Também é importante avaliar suas necessidades e expectativas”, diz Maria Cristina.