Portal do Butantan

Butantan inicia exportação de 5 milhões de doses da vacina da gripe para Colômbia, Bolívia, Uruguai, Cuba e Nicarágua

Este é o segundo ano que o Butantan exporta vacinas da gripe trivalente para outros países latino-americanos


Publicado em: 27/03/2023

Na manhã desta segunda (27), a primeira parte de um carregamento de 5.362.800 doses de vacina contra a influenza (gripe) deixou a sede do Instituto Butantan, em São Paulo, com destino a cinco países da América Latina: Colômbia, Bolívia, Uruguai, Cuba e Nicarágua. A exportação de imunizantes é realizada por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) no subcontinente.

Como é tradicional, a vacina trivalente foi atualizada com as cepas que mais circularam no ano anterior no hemisfério sul, conforme o acompanhamento da OMS. O imunizante da campanha de 2023 é composto por dois vírus influenza tipo A (H1N1 do subtipo Sidney e H2N3 do subtipo Darwin) e uma cepa do tipo B, da linhagem Victoria.

Este é o segundo ano que o Butantan exporta vacinas da gripe trivalente – a mesma distribuída atualmente na campanha de imunização promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde – para outros países latino-americanos. Em 2022, quase 2 milhões de doses foram enviadas para serem usadas nas campanhas de imunização do Equador (1 milhão de doses), do Uruguai (700 mil doses) e da Nicarágua (225 mil doses).

As exportações são possíveis porque a vacina da gripe do Butantan faz parte da lista de imunizantes pré-qualificados da OMS desde 2021. Essa listagem confere uma espécie de endosso internacional ao imunizante, e indica uma validação da OMS às boas práticas do Butantan e aos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade envolvidos na fabricação da vacina Influenza. O único outro imunizante brasileiro a integrar a lista da OMS é o da febre amarela do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a OPAS, as 5,3 milhões de doses fornecidas pelo Butantan equivalem a metade da demanda da entidade para a vacina trivalente multidose. 

 

Vacinação contra a gripe no Brasil

Em 2023, seguindo o que já acontece desde 2020, o Butantan vai fornecer 80 milhões de doses de vacinas contra o vírus influenza – a totalidade dos imunizantes a serem utilizados na campanha pública de vacinação contra a gripe. As entregas foram iniciadas em março e continuam até o final de abril. 

A campanha de vacinação contra a gripe começa em abril com públicos prioritários, como idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e puérperas (pessoas que tiveram bebês até 45 dias), pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, entre outras. Veja aqui o cronograma completo do Programa Nacional de Vacinação de 2023.