Nos 160 anos de nascimento de Emílio Ribas, relembre a vida e obra do médico que controlou a febre amarela no Brasil
Ele também teve papel essencial na criação dos institutos públicos de saúde do estado de São Paulo, como o Butantan
Publicado em:
11/04/2022
Há 160 anos, em 11 de abril, nascia, em Pindamonhangaba, interior do estado de São Paulo, Emílio Marcondes Ribas – o homem que mudaria para sempre o combate a epidemias no Brasil, especialmente a da febre amarela. Contemporâneo dos também médicos sanitaristas Adolfo Lutz, Oswaldo Cruz e Vital Brazil (este o primeiro diretor e fundador do Instituto Butantan), Emílio Ribas é patrono da saúde pública do estado de São Paulo e um dos precursores da ciência e medicina tropical no Brasil.
Emilio Ribas começou, em 1895, como inspetor de saúde e depois se tornou diretor do Serviço Sanitário, equivalente à atual Secretaria Estadual de Saúde. Como administrador, ficou conhecido pelas medidas de saúde pública adotadas para reduzir as frequentes epidemias da época. Ao perceber que o lixo acumulado nas cidades favorecia o surgimento de doenças e surtos, por exemplo, passou a exigir uma limpeza urbana mais cuidadosa. Já como cientista, ao lado de Adolfo Lutz, se deixou picar pelo Aedes aegypti para provar que a febre amarela era transmitida por mosquitos infectados, e não de pessoa para pessoa, hipótese defendida até então.
Assim como Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Adolfo Lutz, ele teve um papel essencial na criação dos institutos públicos de saúde que continuam, até hoje, trabalhando a serviço da saúde pública dos brasileiros e brasileiras.
Em breve, você poderá saber mais sobre a história do médico no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que faz parte do complexo de museus e centros de divulgação científica do Butantan. O MUSPER, que está atualmente em reforma, fica na Rua Tenente Pena, 100, no bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo.
MAIS NOTÍCIAS
Levantamento de anfíbios e répteis nativos das áreas verdes do Butantan pode direcionar esforços de conservação
Medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Biologia, organizada pelo Butantan, são aprovados em Medicina na USP
Butantan abre inscrições para o programa Cientista Mirim, destinado a alunos do Ensino Médio
O que são superbactérias? Microrganismos extremamente resistentes a antibióticos já representam um problema de saúde global
Jovem Cientista | Com formação em três faculdades, biotecnologista estuda vacina universal contra doenças pneumocócicas no Butantan
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.