Pesquisadores do Butantan lançam livro sobre aquecimento global, artrópodes e impactos na saúde pública

Destinado para jovens e crianças, a obra tem textos e ilustrações de colaboradores e colaboradoras do Butantan


Publicado em: 08/04/2021

Nesta quarta (7), pesquisadores do Instituto Butantan lançaram o livro “Viver no Futuro: ainda tem clima para isso? Aquecimento global, seus impactos e a evolução dos artrópodes”. Disponibilizada gratuitamente no ResearchGate, a obra foca nas consequências atuais e futuras das ações do homem sobre a vida dos artrópodes, que podem impactar diretamente na saúde pública.

Destinada ao público infantojuvenil, a edição foi organizada e escrita por Flávia Virginio, pesquisadora do Laboratório de Coleções Zoológicas e curadora da Coleção Entomológica do Instituto Butantan; Camila Lorenz, pós-doutoranda na USP, que desenvolveu seu mestrado e doutorado no Laboratório de Parasitologia do Butantan; e Gabriel Correia Lima, graduando na USP, que foi aluno no Laboratório de Análises Espaciais da Faculdade de Saúde Pública.

"Desde que comecei a fazer parte do Instituto Butantan, em 2012, ao iniciar meu doutorado no Laboratório de Parasitologia, aprendi a juntar pessoas e ser colaborativa. Este livro é mais um fruto dessa paixão. Sou suspeita, mas achei que o resultado ficou muito bonito, didático e ilustrativo. Foi gostoso passar por todo esse processo junto com mais de 50 colaboradores de todo o Brasil. Agradeço, com muito carinho, a todos que colaboraram", conta Flávia Virginio.

A obra conta, ainda, com textos e ilustrações de cerca de 20 colaboradores do Instituto Butantan, 30 colaboradores de outras 15 instituições nacionais e internacionais, e apoio da BioRevita, empresa de consultoria ambiental.