A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2020 havia dado seus primeiros passos quando as escolas fecharam suas portas, em março do ano passado. As provas da Fase 1 foram aplicadas e a lista de selecionados para a próxima etapa chegou a ser divulgada, mas com a situação da pandemia de Covid-19 se agravando cada vez mais, realizar as provas presenciais da Fase 2 se tornou impossível. Afinal, uma Olimpíada de Biologia deve, antes de tudo, preservar a vida e a saúde das pessoas envolvidas.
Por isso, o Instituto Butantan agradece a todos os estudantes inscritos na OBB do ano passado e parabeniza especialmente aqueles que avançaram para a Fase 2. Informamos, no entanto, que a edição 2020 foi encerrada na Fase 1. Todos receberão certificados digitais de participação, que serão encaminhados aos professores.
A Olimpíada Brasileira de Biologia acontece anualmente desde 2005 e é destinada a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto da rede privada. Ela tem como objetivo atrair estudantes que gostem de Ciências e revelar talentos da Biologia, sendo que os jovens com melhor desempenho são selecionados para participar de olimpíadas internacionais de Biologia. Em 2020, participaram da OBB 142 mil estudantes e 3.244 professores de 3.484 escolas.
A OBB é dividida em três fases: a Fase 1, em que os professores inscritos aplicam, na própria escola, com sua turma, uma prova com 30 questões. “A prova é contextualizada, diversificada, traz questões de todas as regiões brasileiras. A intenção é que os estudantes saiam da prova sabendo um pouco mais de