Museu de Microbiologia reúne histórias sobre ciência em Antologia de Tirinhas digital
Publicado em: 08/10/2021

Já pensou em ter diversas histórias divertidas sobre o mundo microbiológico reunidas em um só livrinho? É isso que foi feito na "Antologia de Tirinhas", criada pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. Todo o material já desenvolvido pela equipe para ser postado nas redes sociais foi compilado em uma publicação digital que pode ser acessada gratuitamente por crianças e adultos de todas as idades interessados em ciência.

Com uma linguagem simples, porém com reflexões e textos que levam o leitor a questionar o mundo, as histórias exploram assuntos da ciência de forma lúdica e explicativa em formato de histórias em quadrinhos. “Os quadradinhos ensinam sobre o perigo, a ajuda e a importância que os microrganismos têm para nossa vida”, explica a coordenadora cultural do museu, Glaucia Colli Inglez.

 

Tirinha

 

Como lembra Glaucia, por ser uma revista instrutiva, o material também pode ser usado em sala de aula, por professores e estudantes.

Entre os temas abordados estão teorias sobre a origem da nossa vida na terra, os mais diferentes lugares que os vírus podem habitar, informações e a história de doenças como HPV, sífilis, febre amarela e a mais conhecida atualmente, a Covid-19. Também traz grandes marcos da história da ciência, como a vida do médico John Snow, conhecido como pai da epidemiologia moderna, e orientações para não cair em fake news, como a que diz que o macaco é transmissor da febre amarela.

O livreto pode ser baixado no celular, notebook ou tablet. Para acessar essa e outras publicações, basta clicar no ícone materiais educativos da página dedicada ao Museu de Microbiologia no site do Butantan.

 

Tirinha