Mais um ano se inicia e a tradicional programação de férias do Parque da Ciência Butantan já está preparada para receber os visitantes entre os dias 17 e 28 de janeiro. Serão duas semanas recheadas de atividades nos períodos da manhã e da tarde com o tema principal de saúde única, um conceito que evidencia que a saúde humana está ligada à saúde do meio ambiente e dos animais.
O objetivo da programação é promover atividades de aprendizagem e lazer por meio da educação informal, para que o público conheça o trabalho realizado no Instituto Butantan.
A primeira atividade das férias será o seminário sobre saúde única, que terá como convidados o historiador e coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, André Mota, e a bióloga e coordenadora da plataforma Zebrafish do Instituto Butantan, Mônica Lopes Ferreira. Todas as pessoas interessadas no assunto podem participar.
Entre os dias 18 e 21, e de 25 a 28, serão realizadas ações de divulgação científica e atividades educativas voltadas para o público infantojuvenil e famílias. No dia 28 haverá uma atração especial promovida pelo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER), a caminhada “Pega a visão: saúde e migração no bairro do Bom Retiro”, das 10h às 12h. O ponto de encontro será na estação de metrô da Luz.
A programação especial de férias é organizada pelo Centro de Desenvolvimento Cultural do Butantan e realizada pelas equipes dos Museus Biológico, Histórico, de Microbiologia, de Saúde Pública Emílio Ribas, Espaço Terra Firme e Centro de Memória. Nesta edição participam também a Biblioteca, Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), Biotério Central, Centro Bioindustrial, Gestão do Meio Ambiente e Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD).
A programação poderá ser alterada sem aviso prévio. Caso aconteça alguma mudança, as atualizações estarão disponíveis no site do Parque da Ciência.
Programação completa
Seminário “Resenha científica: saúde única, meio ambiente e democracia”
Saúde única, um conceito que evidencia que a saúde humana está ligada à saúde do meio ambiente e dos animais, será o tema principal das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano pela área educativa do Centro de Desenvolvimento Cultural do Parque da Ciência. O seminário tem o objetivo de transmitir o conceito de forma acessível e que permita uma reflexão sobre o futuro.
Participam do evento o historiador e coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, André Mota, e a bióloga, coordenadora da plataforma Zebrafish do Instituto Butantan, Mônica Lopes Ferreira.
Data: 17/1, às 11h
Local: Auditório do Museu Biológico, com transmissão ao vivo pelo canal do Butantan no YouTube.
Vagas: 60
Público-alvo: qualquer pessoa interessada no tema
Inscrição: não é necessário se inscrever
Mostra interativa “Desvendando a ciência”
Com uma proposta expositiva e interativa, os visitantes vão conhecer toda a ciência por trás do Centro de Excelência para Descobertas de Novos Alvos Moleculares (CENTD) e ainda poderão viver a experiência de ser cientista por um dia.
Datas:
18/1, às 11h
21 e 25/1, às 15h30
28/1, às 14h30
Local: Tenda no Boulevard
Vagas: 20 a 30
Público-alvo: famílias com crianças a partir de 5 anos
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Visita e bate-papo “Uma ciência e muitos nomes”
Quantas pessoas passaram pelas portas da Biblioteca do Instituto Butantan? O Parque da Ciência convida os visitantes a conhecer, de forma lúdica, este edifício marcante, e a conversar sobre as contribuições de personagens diferentes para a ciência e saúde.
Datas:
18/1, às 14h30
19 e 26/1, às 15h30
Local: Biblioteca (Edifício Vital Brazil)
Vagas: 20
Público-alvo: famílias e crianças a partir de 14 anos
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Bate-papo “Soros e o combate ao envenenamento”
Pesquisadores da área bioindustrial e educadores irão apresentar como os soros são produzidos no Instituto Butantan. Os participantes serão convidados a refletir e discutir a respeito da importância e necessidade dos soros e da soroterapia para tratamento de acidentes com animais peçonhentos, por meio de fotografias e materiais educativos.
Datas:
18/1, às 15h30
19/1, às 14h30
Local: Tenda no Boulevard
Vagas: 30
Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 10 anos
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Trilha “Minha primeira expedição”
Em um percurso de descobertas pela Trilha da Figueira Branca, no Horto Oswaldo Cruz, os participantes poderão compreender mais sobre os seres humanos, as plantas e os animais, e aprenderão como essa relação é importante para uma vida mais saudável.
Datas: 19, 26 e 28/1, às 11h
Local: Horto Oswaldo Cruz
Vagas: 20
Público-alvo: crianças e adolescentes acompanhados de seus responsáveis
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Atividade de descoberta “Desafios: re-brincando com os resíduos no Butantan”
Os participantes serão estimulados a realizar uma “caça aos resíduos” a partir de pistas espalhadas pelo Horto Oswaldo Cruz. Ao longo da brincadeira o público irá construir um álbum com a classificação dos tipos de resíduos e suas destinações corretas.
Datas: 20, 25 e 27/1, das 11h às 12h30
Local: Horto Oswaldo Cruz
Vagas: 20
Público-alvo: famílias com crianças a partir de 5 anos
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Contação de história e oficina “Saúde Única: o que temos a ver com isso?”
A contação de história tem o objetivo de promover reflexões sobre como nos relacionamos com os animais e com o meio ambiente, e como essa relação pode impactar diretamente em um futuro mais saudável e sustentável, ou não. Ao final, os participantes serão convidados a recontar a mesma história para um fantoche.
Datas: 20, 25 e 27/1, das 14h30 às 15h30
Local: Biblioteca (Edifício Vital Brazil)
Vagas: 20
Público-alvo: crianças acompanhadas de seus responsáveis
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Luderia Butantan
A Luderia Butantan é um espaço que visa oferecer para o público uma diversidade de jogos, que foram desenvolvidos pelas equipes educativas do Butantan para proporcionar novas percepções sobre animais, vacinas, saúde pública e saúde única.
Datas:
20, 27 e 28/1, das 15h30 às 16h30
26/1, das 14h30 às 15h30
Local: Tenda no Boulevard
Vagas: 30
Público-alvo: crianças acompanhadas de responsáveis, de acordo com a faixa etária do jogo
Inscrição: na Central de Informações, 30 minutos antes do início da atividade
Oficina “Bons tratos e os animais do Butantan”
As crianças participarão de uma atividade lúdica sobre os cuidados com a saúde dos animais do Butantan, como os macacos Rhesus que habitam o Macacário. O Parque da Ciência convida para conhecer mais sobre a saúde destes animais e quais são suas conexões com a saúde única.
Data: 21/1, às 11h e às 14h30
Local: Macacário
Vagas: 8 a 10
Público-alvo: crianças de 3 a 8 anos
Inscrição: não é necessário se inscrever
Caminhada “Pega a visão: saúde e migração no bairro do Bom Retiro”
Por meio de um roteiro de visita pelos principais pontos históricos do bairro do Bom Retiro, a atividade visa apresentar as conexões existentes entre meio ambiente, saúde pública e urbanização da cidade de São Paulo durante a virada do século 19 para o século 20.
Data: 28/1, às 10h
Local: ponto de encontro na Estação da Luz de Metrô
Vagas: 20
Público-alvo: pessoas a partir de 10 anos
Inscrição: clique aqui para se inscrever