Butantan doa 1 milhão de doses da vacina contra gripe para a cidade de São Paulo


Publicado em: 24/12/2021

O Instituto Butantan doou 1 milhão de doses da vacina contra a influenza para a prefeitura de São Paulo, com o intuito de ajudar a conter o aumento de casos de gripe na capital paulista e no Estado de São Paulo. Um surto de um subtipo do vírus influenza, o H3N2 também conhecido como Darwin, atinge vários estados brasileiros e vem aumentando os casos de hospitalizações pela doença em todo o país. 

Na capital paulista, as doses serão aplicadas em pessoas que ainda não se vacinaram contra a influenza este ano. A Secretaria Municipal de Saúde iniciará a vacinação nesta sexta (24), das 7h às 19h, em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias), lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças de seis meses a 5 anos completos fazem parte do grupo prioritário. 

Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe H1N1 na cidade de São Paulo, segundo a secretaria.

O Instituto Butantan atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, que enviou ofício solicitando doses adicionais da vacina contra a gripe, na tentativa de amenizar o aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos dias na cidade.

O Instituto Butantan também fez recentemente uma doação de 400 mil doses da vacina da gripe para a cidade do Rio de Janeiro, a pedido da prefeitura local, para ajudar a combater o aumento de casos no estado que foi o primeiro a notificar um surto de gripe no país.