Um besouro de antena gigante que adora se alimentar de madeira

Inseto da família Cerambycidae faz parte de um enorme grupo de espécimes e pode chegar a 20 cm de comprimento


Publicado em: 02/06/2022

Alguns insetos podem ser facilmente reconhecíveis por suas características. Os besouros do gênero Callipogon estão entre esses bichos: fazem parte da família Cerambycidae, podem alcançar até 20 centímetros de comprimento e têm como traços distintivos a forma de seu corpo e suas grandes antenas.

Todos os insetos desta família causam impacto na floresta e na agricultura porque vivem entre plantas e árvores. Durante a fase inicial de suas vidas, ainda larvas, adoram se alimentar com madeiras e são especialistas em roer troncos e galhos. Além de servir de alimento, a árvore é usada também como depósito de ovos.

Os troncos também servem como casa para as larvas, que cavam pequenos buracos na casca. Este besouro é encontrado na Amazônia e no sudeste do Brasil, no Equador e também no Peru.

BESOURO CALLIPOGON

Espécie: besouro da ordem Coleoptera, da família Cerambycidae e do gênero Callipogon.

Onde habita: regiões amazônica e sudeste do Brasil, Equador e Peru.

Características físicas: o besouro adulto tem cabeça, tórax e abdômen, olhos grandes, antenas grandes do tamanho de seu corpo, coloração amarronzada e pelos na cabeça e na parte inferior do corpo.

Alimentação: madeira.

 

*Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia e Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo