Conheça a cobra-cipó, a serpente que gosta de viver em árvores e arbustos
A espécie tem comportamentos variados, pode ser dócil ou agressiva, mas é inofensiva aos seres humanos
Publicado em:
17/04/2024
A Chironius exoletus é uma das espécies de cobra-cipó que possui uma rotina diurna. A serpente tem um padrão de cores variadas, como marrom e verde, e tem hábitos terrestres e arborícolas. Ela costuma ser avistada em árvores e arbustos de florestas, principalmente durante a noite, quando dorme.
Por ser uma serpente com característica física mais fina e com porte mediano, com cerca de 1 metro quando se torna adulta, ela é considerada ágil. A cobra-cipó tem comportamentos distintos, que variam entre o dócil e agressivo. Em casos de ameaça, pode até morder, mas não é capaz de matar seres humanos.
Classificada como uma ótima caçadora, a alimentação da cobra-cipó é baseada, principalmente, em rãs, mas ela também consome lagartos. Tem reprodução ovípara, ou seja, seus filhotes se desenvolvem dentro de ovos.
A Chironius exoletus habita florestas úmidas perenes e de galeria, quando a mata se forma acompanhando córregos e rios. Ela pode ser vista em quase todos os países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além da Costa Rica e do Panamá, na América Central.
No Brasil, vive principalmente em terrenos com baixas elevações e pode ser vista na Amazônia, no Cerrado, nas florestas da Mata Atlântica, no Pantanal, na Caatinga e na floresta seca do território indígena Chiquitano, no Mato Grosso.
Cobra-cipó
Espécie: a cobra-cipó (Chironius exoletus) é uma serpente da família Colubridae e do gênero Chironius
Onde habita: no Brasil é encontrada na Amazônia, no Cerrado, nas florestas da Mata Atlântica, no Pantanal e na Caatinga
Características físicas: tem cores que variam entre o marrom e o verde, corpo bem fino e atinge, normalmente, até 1 metro
Sinalizadores naturais: conheça os lagartos Anolis, que usam sua vibrante barba colorida como bandeira
Vespa-esmeralda e as baratas zumbis: conheça o inseto que parece ter saído de um filme de terror
Uma transformação que parece mágica: entenda o que é a metamorfose e os segredos por trás do ciclo de vida de alguns insetos
Quando a vida imita a arte: 6 filmes clássicos da temporada de Natal nas versões “bichos da natureza”
Dinossauros tinham penas e são parentes das aves? Entenda a jornada evolutiva que liga esses animais tão diferentes
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.