Butantan: há 120 anos produzindo soros antiofídicos
O Instituto Butantan continua sendo reconhecido em todo o país por sua atuação na produção de soros antiofídicos
Publicado em:
22/01/2021
Criado inicialmente para produzir o soro antipestoso, desde o início o Instituto Butantan se destaca pela atuação no campo do ofidismo (estudo do veneno das serpentes), marca determinada pela presença de Vital Brazil.
Apenas quatro meses depois de sua fundação oficial, o Instituto Butantan começou a produzir um dos seus produtos mais antigos: os soros antiofídicos. Esses soros se destinam ao tratamento de vítimas de acidentes com serpentes. Um dos primeiros soros a ser produzido nessa linha foi o soro anticrotálico, para tratar os acidentados por cascavéis, e, em seguida, o soro antibotrópico, relacionado a acidentes com jararacas.
A partir de 1902, o Instituto passou a fornecer os soros aos órgãos do Serviço Sanitário Paulista, bem como aos proprietários agrícolas e clínicos da capital, de cidades do interior e de outras regiões do país.
Em 1911, no seu livro “Defesa Contra o Ophidismo", publicado internacionalmente, Vital apresentou uma das maiores contribuições para a ciência mundial: a comprovação da especificidade de soros antiofídicos, ou seja, a necessidade de haver um soro específico para cada tipo de veneno.
Atualmente, o Instituto continua sendo reconhecido em todo o país por sua atuação na produção de soros antiofídicos, sendo referência nacional no tratamento para acidentes com todos os tipos de serpentes. Vale mencionar que é recomendado o tratamento com soro antiofídico mediante orientação, mesmo que não se tenha conhecimento do tipo da cobra.
Para saber mais, o Instituto Butantan disponibiliza gratuitamente um conteúdo sobre soros e vacinas. Para acessar, clique aqui.
MAIS NOTÍCIAS
Levantamento de anfíbios e répteis nativos das áreas verdes do Butantan pode direcionar esforços de conservação
Medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Biologia, organizada pelo Butantan, são aprovados em Medicina na USP
Butantan abre inscrições para o programa Cientista Mirim, destinado a alunos do Ensino Médio
Jovem Cientista | Com formação em três faculdades, biotecnologista estuda vacina universal contra doenças pneumocócicas no Butantan
Butantan e Hospital das Clínicas abrem inscrições para MBA de Gestão da Inovação em Saúde
butantan
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.