Em cidade do interior de SP, maior parte dos casos de Covid-19 são mulheres de 40 a 59 anos que não apresentam sintomas


Publicado em: 23/06/2021

O segundo relatório do inquérito domiciliar do estudo Isolamento Inteligente, que está sendo realizado pelo Instituto Butantan em municípios do interior de São Paulo, mostrou que 66,7% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 tinham entre 40 e 59 anos; 55,6% eram mulheres; e 77,8% estavam sem sintomas no momento do teste. Além disso, a maioria ainda não tinha tomado vacina (55,6%) e não possuía comorbidades (55,6%).

As conclusões fazem parte do relatório da segunda fase do inquérito domiciliar para detectar a incidência de SARS-CoV-2 em Taquaritinga. Na segunda etapa, foram examinadas com testes rápidos de antígeno RT-PCR 809 pessoas entre 1 e 95 anos em 431 domicílios entre os dias 17 e 19/6 (24ª semana epidemiológica).

Confirmando o que já havia sido identificado na primeira fase do inquérito, a maioria dos positivados relatou, no momento do exame, não ter tido contato com casos suspeitos (100%) da doença nem casos confirmados (77,8%), e não viajou recentemente (88,9%). Vale lembrar que para impedir a transmissão do SARS-CoV-2 é preciso usar corretamente máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento social, já que muitas pessoas infectadas são assintomáticas e não sabem que estão com a doença.

Ao projetar a incidência de Covid-19 para a população total de Taquaritinga (57 mil habitantes), a estimativa é que haja 631 moradores com a doença. É uma diminuição na comparação com a fase anterior do inquérito domiciliar, quando a projeção era de 1.835 pessoas. De acordo com os cientistas do Butantan responsáveis pelo relatório, porém, é preciso aguardar a realização de outras fases de análise para tirar conclusões sobre a redução.

O inquérito domiciliar do projeto Isolamento Inteligente, que está sendo realizado em Taquaritinga e também em Batatais, é do tipo seriado e tem como objetivo estimar a prevalência do vírus na população por meio da identificação e acompanhamento dos casos positivos, monitoramento de quem teve contato com eles via Contact Tracing e avaliação dos dados secundários dos óbitos decorrentes de SARS-CoV-2.

O projeto Isolamento Inteligente é realizado pelo Butantan em parceria com a Prefeitura Municipal de Batatais e a Prefeitura Municipal de Taquaritinga. As duas cidades foram divididas em 11 regiões e, em cada região, 32 residências são sorteadas e visitadas por dois agentes de saúde. Todos os moradores da casa, sem limite de idade, podem fazer o teste para detectar a presença do novo coronavírus. A cada 15 dias, um novo sorteio é realizado e novas casas são visitadas, em uma rotina que se repetirá por três meses.