O Instituto Butantan está em busca de participantes para os ensaios clínicos de fase 2/3 da ButanVac, sua candidata a vacina contra a Covid-19. Na fase 1 do estudo, o imunizante demonstrou ser altamente imunogênico e seguro contra a doença em adultos, inclusive de grupos vulneráveis, como gestantes, idosos e pacientes imunodeprimidos e oncológicos. O Butantan pretende reunir 400 voluntários maiores de 18 anos, com a saúde estável, em centros de pesquisa nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal.
Veja como ser voluntário do estudo
Se os resultados esperados nos ensaios clínicos de fase 2/3 foram comprovados, a ButanVac mostrará outras grandes vantagens: a capacidade de atualização periódica com novas variantes da Covid-19, e a possibilidade de ser produzida na fábrica de influenza do Instituto, já que as duas vacinas a mesma plataforma tecnológica. Com isso, ela será um imunizante de baixo custo e de alto rendimento, explica o gestor médico de Desenvolvimento Clínico do Butantan, Érique de Miranda.
“A cepa que está em circulação no momento é a XBB. Nem mesmo a vacina bivalente disponível, que aborda a cepa ancestral (Wuhan) e a ômicron BA.4/5, é capaz de resultar em uma imunidade específica contra a XBB. Portanto, é fundamental termos um fabricante nacional que possa produzir uma vacina contra a Covid-19 com a atualização de cepa, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, destaca Érique.
Frascos da ButanVac usados exclusivamente em ensaios clínicos
A OMS recomendou recentemente que os fabricantes dos imunizantes contra a Covid-19 avaliem a possibilidade de produzir vacinas com antígenos contra a XBB, atualmente a variante do SARS-CoV-2 predominante no mundo. Segundo o órgão, os imunizantes que usam o vírus ancestral não teriam mais o mesmo poder de proteção, pois este vírus praticamente parou de circular no mundo.
O gestor médico Érique de Miranda explica 6 vantagens que mostram que a ButanVac pode ser uma vacina facilmente atualizada, de baixo custo, capaz de oferecer imunização em larga escala no Brasil e em outros países, entre outros benefícios.
1. A ButanVac pode ser produzida na mesma fábrica da Influenza do Butantan
Um dos principais motivos para o Butantan levar adiante o projeto de desenvolvimento da ButanVac foi a viabilidade de produzir uma vacina contra Covid-19 a partir de uma tecnologia na qual já tivesse uma vasta experiência – a plataforma de vírus inativados baseadas em ovos. O Butantan produz anualmente 80 milhões de doses da vacina contra a influenza usando essa plataforma tecnológica.
2. A ButanVac é considerada uma vacina de baixo custo e de alto rendimento custo-efetivo
A plataforma da vacina ButanVac tem um custo de produção baixo, pois já utiliza as técnicas de produção da vacina Influenza, embora tenha no seu cerne uma característica inovadora, isto é, a mistura de uma proteína do coronavírus (proteína S), que afeta os seres humanos e não afeta ovos de galinha embrionados, e o vírus da doença de Newcastle (do inglês Newcastle Disease Virus, NDV), um vírus aviário que infecta ovos, porém não infecta seres humanos. Essas características associadas à plataforma da Influenza permitem rapidez de implementação, elevada produtividade e rendimento, bem como custo-efetividade.
3. A ButanVac pode ser atualizada com as variantes de preocupação circulantes no momento
A proteína S do SARS-CoV-2 sofreu diversas modificações ao longo da pandemia de Covid-19, o que resultou no desenvolvimento de variantes do vírus que conseguem escapar de anticorpos produzidos tanto pela infecção natural quanto pelos imunizantes (afinal, a maioria deles ainda utiliza a cepa de Wuhan). O resultado é a reinfecção pelo coronavírus, ainda que com uma doença branda no caso de quem está vacinado. Como na ButanVac a proteína S pode ser atualizada com a cepa que estiver circulando em determinado momento, é possível produzir vacinas que possam proteger de uma forma mais efetiva.
ButanVac em envase no Instituto Butantan
4. Vacina recombinante inativada é segura e tem imunogenicidade elevada
A característica de vacina recombinante – que expressa a proteína S, a principal do coronavírus, capaz de infectar seres humanos – torna o imunizante basteante imunogênico, ou seja, capaz de proteger contra a Covid-19 de forma efetiva. O fato do vírus ser inativado torna a vacina muitíssimo segura, até mesmo para pacientes que tenham doenças do sistema imunológico. Portanto, a associação destas duas características faz da ButanVac uma vacina eficaz e segura contra a Covid-19.
5. Por ser segura e imunogênica, a ButanVac se torna uma opção adequada para gestantes, pessoas com comorbidades, que vivem com HIV, e pacientes oncológicos, entre outros
Uma vacina inativada e ao mesmo tempo recombinante, cuja composição é limitada apenas à proteína S do coronavírus, considerada a mais importante em termos de resposta imunológica contra este vírus, torna a Butanvac um produto atraente para a imunização de certas populações como gestantes, pacientes com comorbidades e idosos, pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), pacientes imunodeprimidos e pacientes oncológicos.
6. Por ser de baixo custo, pode ser exportada para outros países
O consórcio internacional para a produção da ButanVac, do qual o Butantan participa junto a outros institutos de saúde pública, centros de pesquisa e organizações, prevê a exportação de parte da produção da vacina para países de baixa e de média renda. O objetivo é promover equidade vacinal, sobretudo de vacinação de reforço contra variantes de preocupação, após o fim da Emergência de Saúde Global declarada pela OMS.
Reportagem: Camila Neumam
Fotos: Comunicação Butantan