Vacinação do segundo grupo do Projeto S começa com alta adesão em Serrana
Publicado em: 25/02/2021

Nesta quarta-feira (24), foi iniciada a vacinação do grupo amarelo, a segunda área a ser imunizada em Serrana como parte do Projeto S. No primeiro dia do novo ciclo da pesquisa, 1.617 pessoas foram imunizadas nas oito escolas que funcionam como postos de vacinação. No total, 6.500 voluntários estão inscritos no grupo amarelo, o que indica uma adesão de quase 25% no primeiro dia.

Segundo Gustavo Volpe, um dos coordenadores médicos do Projeto S, uma adesão de 80% da população de cada um dos quatro grupos já seria um bom indicador de que podemos chegar, futuramente, à imunização coletiva na cidade. A vacinação do grupo amarelo vai até domingo (27) e o horário para se vacinar vai das 14h às 20h30 de quarta-feira a sexta-feira, e das 8h às 15h30 no sábado e no domingo. 

No primeiro ciclo de vacinação, que envolveu o grupo verde e se estendeu da última quarta-feira até o domingo (20), foram vacinadas 6.568 pessoas, o equivalente a 93% dos voluntários cadastrados na área. O indicador não só surpreendeu positivamente, como também gerou uma expectativa otimista em relação à vacinação das áreas seguintes. 

O grupo verde foi o primeiro a ser imunizado na cidade, seguindo a ordem definida em sorteio e os dias de vacinação, sempre de quarta-feira a domingo. 

A diferença entre os voluntários cadastrados e os vacinados pode corresponder a populações que foram impedidas de participar da pesquisa clínica, como gestantes e pacientes com comorbidades, ou incluir moradores que por algum motivo não puderam comparecer às escolas no período determinado.  

 

Saiba mais:

13 perguntas e respostas sobre o Projeto S, estudo do impacto da vacinação que o Butantan realiza em Serrana

Projeto Serrana vai estudar impacto da vacinação no controle da epidemia, na transmissão da doença e em diversos outros aspectos

Na presença de autoridades, começa em Serrana a vacinação do Projeto S

Projeto S vai influenciar a criação de políticas públicas no mundo todo; primeiras conclusões saem após três meses do início do estudo

Entenda o Projeto S: da idealização à ação e por que Serrana foi escolhida

Projeto S é lançado em Serrana (SP); site com todas as informações sobre o estudo já está no ar

Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia