Vista de cima ela é uma simples borboleta, mas ao fechar as asas é uma perfeita camuflagem de folha seca. A borboleta-folha (Zaretis isidora) é um dos diversos tipos de inseto com a capacidade de se esconder em meio à natureza.
A espécie pode ser encontrada em toda a extensão da Mata Atlântica, no Cerrado brasileiro e em outros países da América Latina, como Argentina, Bolívia e México. Ela é ativa durante o dia e prefere locais úmidos – o clima úmido e quente está diretamente ligado à sua alimentação, que é baseada em frutas podres.
Suas asas possuem linhas escuras semelhantes aos veios de folhas, áreas mais translúcidas e manchadas que imitam ataques de insetos e fungos, além da coloração em tons de laranja, amarelo e marrom. E, para finalizar, as pontas são prolongadas como os pecíolos foliares (segmentos das folhas que as prendem ao ramo ou tronco).
Os machos e fêmeas apresentam algumas diferenças: eles têm manchas marrons mais intensas nas pontas superiores e inferiores das asas, com tom alaranjado vibrante, enquanto as fêmeas são amareladas e uniformes.
BORBOLETA-FOLHA
Espécie: borboleta-folha da ordem Lepidoptera, da família Nymphalidae e do gênero Zaretis. Tem esse nome por imitar uma folha seca.
Onde habita: na Mata Atlântica, no Cerrado brasileiro e em regiões quentes e úmidas da Argentina, Bolívia e México.
Características físicas: vistas de cima, têm asas laranjas ou amarelas, em tom uniforme. Com as asas fechadas, possuem coloração amarronzada, com manchas, transparências e finas linhas escurecidas.
Alimentação: frutas podres e fermentadas (herbívoro).
*Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia e Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo