Reportagem: Natasha Pinelli
Imagens: José Felipe Batista
Realizada nesta sexta (21/2), a comemoração de 124 anos do Instituto Butantan teve como principal destaque a inauguração oficial da mais nova sede do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv). O evento, que aconteceu no Boulevard do Parque da Ciência, reuniu autoridades estaduais e executivos da organização, como a secretária executiva de Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás; e o diretor-executivo da Fundação Butantan, Saulo Nacif.
Representando o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Priscilla Perdicaris compartilhou as expectativas da Secretaria de Estado da Saúde, órgão ao qual o Instituto é vinculado, para o futuro da instituição. “Já foram 124 anos, mas temos uma visão de que o Butantan seja, realmente, um centro de inovação, um polo de tecnologia na área da saúde no estado de São Paulo. Queremos intensificar ainda mais essa potência”, disse.
Autoridades estaduais e diretores do Butantan após a inauguração das novas instalações do Laboratório de Ecologia e Evolução
Citando também os esforços do Butantan frente ao desenvolvimento da primeira vacina de dose única contra a dengue, a secretária executiva de Saúde de SP reforçou a importância da tecnologia, da inovação e da ciência na vida das pessoas. “Às vezes, no dia a dia, nos laboratórios, nas atividades burocráticas, não vemos o impacto que acontece na ponta. [...] O trabalho de vocês pode mudar a vida de uma cidade inteira, de uma comunidade, de um estado, do Brasil”, concluiu.
Por sua vez, o diretor do Instituto Butantan elogiou os trabalhos da Secretaria de Estado da Saúde no enfrentamento à atual epidemia de dengue, garantindo também que o Butantan segue trabalhando duro para cruzar a linha final, rumo à aprovação de seu imunizante contra o vírus da dengue junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos fazendo de tudo para atingir esse grande objetivo”, afirmou.
O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, durante a cerimônia de 124 anos do Butantan
O caráter inovador das novas instalações do LEEv também foi destaque no discurso de Esper Kallás. “Queremos que o laboratório seja um exemplo de estudo e conservacionismo no país”, disse, ao ressaltar as recentes conquistas da organização nas áreas da ciência básica e da inovação, assim como no âmbito cultural, por meio de suas ações de difusão científica.
Rodeado por exemplares de fauna da Mata Atlântica e com uma arquitetura moderna, as novas instalações do Laboratório de Ecologia e Evolução foram desenvolvidas para fomentar a interação com o público, sempre mantendo em vista a sua principal missão: conduzir ações e estudos voltados à conservação de serpentes ameaçadas de extinção – especialmente as nativas de ilhas litorâneas brasileiras, como a famosa jararaca-ilhoa (Bothrops insularis).
A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo
“Assumir o encaminhamento de um novo prédio para o LEEv foi além de acompanhar a gestão de uma obra inédita, foi uma disruptura científica”, disse a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo.
O laboratório passa a trabalhar de forma ainda mais integrada à sociedade, atuando como um importante multiplicador de informações científicas, uma vez que passará a receber o público visitante do Parque da Ciência para tours guiados a partir da próxima terça (25/2). “Vamos articular a pesquisa e os novos conhecimentos gerados com atividades educativas que ofereçam a melhor condição de aprendizagem para todos os públicos”, afirmou o diretor do LEEv, Paulo Nico, durante a cerimônia de inauguração.
Saulo Nacif é diretor-executivo da Fundação Butantan
Além de quatro prédios de pesquisa, o complexo abriga o mais novo reptário do Butantan, com espécies nativas e exóticas de cágados e jabutis; um viveiro com diversos espécimes de serpentes, entre elas a caninana (Spilotes pullatus); e um recinto inovador dedicado à conservação da jararaca-ilhoa, que atualmente se encontra em fase de finalização. No total, mais de 20 espécies, entre serpentes, lagartos e quelônios, poderão ser observadas ao longo da visita guiada ao LEEv.
“Agora, teremos a oportunidade de ver como é linda essa estrutura. Parabéns a todo mundo que participou dessa construção e a toda equipe que irá conduzi-la daqui pra frente”, celebrou o diretor-executivo da Fundação Butantan, Saulo Nacif.
A secretária executiva de Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris, representou o governador, Tarcísio Freitas
Autoridades parabenizam o Instituto Butantan
Estiveram presentes na celebração de 124 anos da instituição o presidente do Tribunal de Contas de São Paulo, Antonio Roque Citadini; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Letícia Formoso Delsin Matuck Feres; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Goulart; o conselheiro do Tribunal de Contas do município de São Paulo, Eduardo Tuma; e o subprefeito do bairro do Butantã, Sidinei Couto Júnior.
O vice-diretor do Instituto Butantan, Rui Curi; o superintendente da Fundação Butantan, Marcio Lassance; o diretor de Alianças Científicas Internacionais, Lucio Gama; a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi; e a diretora do Centro de Desenvolvimento Cultural, Suzana Fernandes, também marcaram presença na cerimônia.
Visita em primeira mão: autoridades puderam conferir de perto as novas instalações do LEEv
Após o descerramento da placa da nova sede, as autoridades presentes participaram de um tour inaugural pelo Laboratório de Ecologia e Evolução. Os interessados em conhecer a nova atração já podem realizar o agendamento diretamente no site do Parque da Ciência.
“O Instituto Butantan é um dos orgulhos do estado de São Paulo e do país. Suas atribuições científicas, seu cuidado com a divulgação e a educação são marcantes. Longa vida ao Butantan!”, celebrou com entusiasmo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.