Instituto Butantan e Prefeitura de Osasco promovem curso de noções básicas de higiene para merendeiras
Publicado em: 26/03/2015

O Instituto Butantan, em parceria com a Prefeitura de Osasco, irá capacitar 270 profissionais do município no curso “Noções básicas de higiene por meio de práticas de microbiologia”.

A ação faz parte de um contrato entre o Instituto Butantan e o Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Osasco, para a formação de multiplicadores de qualidade. O programa tem como objetivo orientar as merendeiras da rede municipal sobre a importância da higiene na manipulação dos alimentos e as formas de combater a contaminação por bactérias.

O primeiro módulo aconteceu de fevereiro a maio de 2014, no Museu de Microbiologia, e atendeu a 105 funcionárias. Os encontros são quinzenais, para turmas de 15 alunos cada.

Esta etapa do projeto foi bastante satisfatória aos participantes. O portal de Osasco publicou uma reportagem sobre a parceria (clique aqui​) e, posteriormente, o Departamento de Alimentação Escolar encaminhou uma carta de agradecimento ao museu e ao Instituto Butantan para expressar os benefícios que o curso trouxe ao município.

Em fevereiro de 2015, o Museu de Microbiologia firmou uma nova parceria com a Prefeitura de Osasco, para a capacitação de 60 profissionais da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional e da Secretaria de Assistência e Promoção Social (COSAN-SAPS).

O próximo módulo do curso atenderá mais 105 merendeiras de escolas e creches da região este ano. Os encontros acontecem no laboratório do museu, com carga-horária de 4 horas-aula. As turmas estão programadas para os dias 12 e 26 de março, 09 e 23 de abril e 07 e 21 de maio.

Mais informações sobre o curso “Noções básicas de higiene por meio de práticas de microbiologia”: ​​​​​​​​​​​​​
​​​​