Portal do Butantan

Instituto Butantan é condecorado com Grande-Colar do Mérito do TCU pelo trabalho na pandemia de Covid-19

Honraria referente ao ano de 2021, quando o Butantan trouxe a primeira vacina contra Covid-19 do país, foi adiada em virtude da emergência sanitária


Publicado em: 03/03/2023

O Instituto Butantan foi condecorado na 19ª edição do Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), em cerimônia ocorrida em 14/2, na sede do tribunal em Brasília (DF), pela importância de sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A cerimônia referente ao ano de 2021, adiada devido à pandemia, homenageou oito personalidades e instituições, escolhidas por seus méritos extraordinários ou pela contribuição ao controle externo. 

O diretor técnico do Butantan, Esper Georges Kallás, recebeu a honraria das mãos do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas.

“Foi uma honra para nós do Butantan receber o Grande-Colar do Mérito do TCU, um reconhecimento do árduo trabalho dos profissionais da instituição para ajudar a população brasileira a combater o SARS-CoV-2, em um período extremo da pandemia”, disse Esper.

Diretor técnico do Butantan, Esper Kallás, recebe o Grande-Colar do Mérito do TCU pelo trabalho da instituição no combate contra a Covid-19

Nesta edição, o TCU também condecorou o ministro da Defesa e ministro emérito do TCU, José Mucio Monteiro, a cardiologista Ludhmila Hajjar, o ex-presidente da República Michel Temer, o economista e ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, o fotógrafo Sebastião Salgado, o jornalista Ribamar Oliveira (in memoriam) e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira.

Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União condecora personalidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras da distinção. 

Butantan na pandemia

Criado há 122 anos, o Instituto Butantan é um dos 10 maiores produtores mundiais de vacinas e o maior da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Entre 2021 e 2022, o Butantan forneceu ao Ministério da Saúde 112 milhões de doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, que iniciou o combate efetivo à pandemia no Brasil. 

Anualmente, o instituto fornece 80 milhões de doses de vacina contra a influenza ao governo federal, o equivalente a 100% de todos os imunizantes contra a doença fornecidos à população brasileira pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto também disponibiliza à saúde pública imunizantes contra hepatite A, hepatite B, DTaP e responde por 90% de todos os soros distribuídos no Brasil.

(Da esq. para dir.) Na primeira fila: o diretor técnico do Instituto Butantan, Esper Kallás; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira; o economista e ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung; ministro da Defesa e ministro emérito do TCU, José Mucio Monteiro; o ex-presidente da República Michel Temer; a cardiologista Ludhmila Hajjar; representante da família do jornalista Ribamar Oliveira (in memoriam). Na segunda fila, da dir. para esq.: ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer; ministro do TCU Antonio Anastasia; ministro decano do STF Gilmar Mendes; vice-presidente do TCU, Vital do Rêgo; ministro do TCU Augusto Nardes; o ministro do TCU Benjamim Zymler; a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU (MP-TCU), Cristina Machado da Costa e Silva; presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; ministros-subistitutos do TCU Weder de Oliveira e Augusto Sherman