Portal do Butantan

Está no Ensino Médio, ama biologia e sonha em ser pesquisador? Participe do programa Cientista Mirim, da ESIB

Estudantes a partir do 2º ano terão a oportunidade de ampliar conhecimentos práticos e teóricos nos laboratórios do Butantan; inscrições vão até 6/4


Publicado em: 17/03/2023

Os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, cursando a partir do segundo ano, que mandam bem na disciplina de biologia e sonham em ter a experiência do dia a dia de trabalho em um laboratório de pesquisa já podem se inscrever no mais novo programa educacional da Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB): o Cientista Mirim. Os interessados devem se cadastrar até o dia 6/4, no site oficial da ESIB, após conferir o edital completo.

A partir do segundo semestre de 2023, aqueles que forem aprovados vão participar de um curso especial, com aulas práticas sobre biossegurança, Boas Práticas de Laboratório (BPL), armazenamento e descarte de resíduos, bem como uma vivência prática no laboratório de pesquisa, selecionado pelo estudante. Na parte prática, os estudantes serão capazes de formular e testar uma hipótese de trabalho, além de aplicar noções essenciais de técnicas científicas, ampliar sua capacidade de solucionar problemas e interpretar resultados. Ao final do programa, os participantes deverão apresentar um relatório final ou os resultados obtidos em um congresso ou feira de Iniciação Científica.

O programa Cientista Mirim começa no dia 7/6 e terá duração de seis meses, com carga horária de 144 horas. Para isso, os participantes deverão comparecer ao Butantan duas vezes por semana, por três horas diárias – as atividades serão sempre em horários que não conflitem com o período escolar.

Podem se inscrever alunos de escolas públicas e privadas, frequentando a partir do segundo ano, e que tenham nota mínima de aproveitamento no ano anterior à inscrição de 70, sete ou conceito B, na disciplina de Biologia. O processo seletivo será dividido em duas etapas: na primeira fase, os estudantes deverão comprovar o Coeficiente de Rendimento e enviar uma carta de recomendação redigida pelo professo