Portal do Butantan

Butantan fará parte do primeiro Distrito de Inovação para o desenvolvimento científico da cidade de São Paulo

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação fará a ponte entre instituições de pesquisa e empresas para compartilhamento de expertises em espaço colaborativo


Publicado em: 03/07/2024

O Instituto Butantan fará parte do primeiro Distrito de Inovação da capital paulista, divulgado na última terça (2) em protocolo de intenções assinado pelo Governo do Estado de São Paulo. O objetivo da iniciativa é formalizar um ambiente de troca de experiências entre universidades, empresas, institutos de pesquisa, instituições de fomento e startups, para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na cidade de São Paulo. Instituições como a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) também participarão da rede.

A assinatura do documento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. Também estiveram presentes na cerimônia o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, e o diretor-executivo da Fundação Butantan, Saulo Nacif.

“É ótimo que o Instituto Butantan faça parte do Distrito de Inovação colaborativo, geograficamente mais próximo e compartilhando projetos das principais instituições de pesquisa e de ensino paulistas. Isso promove uma maior sinergia no desenvolvimento de projetos importantes para o estado e para o país”, disse o diretor Esper Kallás durante a cerimônia.
 


A iniciativa receberá apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Prefeitura de São Paulo, que também assinou o documento e participará de várias etapas, do projeto à implantação.  

"Abrimos caminho para aproveitar a expertise e o esforço que a união de todos os institutos referência para o estado de São Paulo e para a América Latina podem gerar. E o resultado só pode ser um: o avanço exponencial em ciência, em ciência aplicada e, consequentemente, em inovação. É nisso que a gente acredita", afirmou o governador em exercício. 

O projeto prevê a disponibilização de um espaço físico de 45 mil m², com salas de interação, locais para eventos e centros de treinamento para empreendedores. O objetivo é utilizar uma área integrada ao Butantan, USP, IPT e IPEN para facilitar a interação entre os participantes na criação de soluções que beneficiem a sociedade. 

Nos mesmos moldes, o estado de São Paulo ainda pretende instalar outros distritos em grandes cidades do interior que também contam com instituições voltadas à pesquisa, tecnologia e inovação.


 

Capacidades de pesquisa e inovação

Maior produtor de imunobiológicos do Brasil, o Butantan produz anualmente mais de 100 milhões de doses de vacinas, sendo responsável por 100% das vacinas contra influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação da Gripe, além de fornecer cerca de 600 mil unidades de soro contra venenos, toxinas e o vírus da raiva todos os anos ao Ministério da Saúde.

O Instituto desenvolve pesquisa básica e aplicada, com foco em produção de conhecimento e desenvolvimento de novos produtos para a saúde pública. Possui parceria com órgãos internacionais como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), além de instituições de pesquisa do exterior, como os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

 

Reportagem: Aline Tavares

Fotos: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP