Portal do Butantan

instituto butantan teve programação especial em comemoração ao dia das crianças


Publicado em: 02/12/2014

No dia 12 de outubro, em comemoração ao dia das crianças, o Instituto Butantan promoveu algumas atividades especiais.

O “cortejo das cobras voadoras” deu início à programação do dia. O grupo percorreu o parque entoando uma canção e tocando instrumentos musicais (caxixi, pandeiro e cavaquinho).

Os educadores utilizaram balangandãs – um acessório que mimetiza o movimento das cobras – e a música para convidar o público a participar. Na Praça Vital Brazil, ao lado do Museu Histórico, as crianças ouviram histórias. A atividade adotava efeitos sonoros e visuais, além de objetos cênicos e táteis, para estimular o imaginário das crianças e apresentar as características evolutivas de defesa do animal Jequitiranaboia, como o mimetismo e a camuflagem.

Em seguida, uma Jequitiranaboia foi apresentada às crianças, junto com explicações sobre a morfologia do inseto e questões relacionadas ao seu habitat e nutrição.

Logo após a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de produzir os seus balangandãs, com o auxílio da equipe de educadores do Museu Histórico. Barbantes, folhas de jornal, tiras de papel crepom colorido e fitas adesivas foram os elementos utilizados para a produção dos brinquedos. Após a montagem, as crianças e seus familiares saíram pelo Instituto brincando com seus balangandãs.​​​