"Estou emocionada, esperei muito por isso", diz moradora que tomará 2ª dose na última semana de vacinação do Projeto S


Publicado em: 07/04/2021

Entre quarta (7) e domingo (11), acontece a última semana de aplicação da segunda dose da CoronaVac na população participante do Projeto S, estudo clínico que o Butantan realiza em Serrana para entender o impacto da vacinação coletiva na contenção da pandemia de Covid-19. A última semana de vacinação envolve o Grupo Azul, a maior dentre as quatro regiões em que Serrana foi dividida. Poderão buscar os pontos de vacinação os 8.329 moradores do Grupo Azul que receberam a primeira dose da CoronaVac.

Uma das voluntárias que receberá a segunda dose nesta semana é Monise Guimarães da Silva, de 26 anos, atendente de alunos na EMEF Professora Dalzira Barros Martins. “Na primeira dose eu já falei 'moça, estou emocionada’ porque eu esperei tanto por isso, eu quis tanto isso”, brinca ela. “A gente vive com medo de pegar a doença. Mesmo estando vacinado só com a primeira dose a gente ainda tem medo de pegar”, completa.

Para que a imunidade esteja completa, é preciso aguardar pelo menos duas semanas depois de receber a segunda dose da vacina. Somente após esse período os resultados preliminares do Projeto S poderão ser observados. A expectativa é que as primeiras conclusões do estudo clínico sejam publicadas em meados de maio.

O horário de vacinação é das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 aos sábados e domingos. Os pontos de vacinação são as EEs Jardim das Rosas, Neuza Maria do Bem e Deputado José Costa, e as EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França. Para se vacinar, é preciso procurar a mesma escola onde foi aplicada a primeira dose.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac em Serrana começou no dia 17/4. Na primeira semana, do Grupo Verde, foram vacinados 6.350 voluntários; na segunda semana, do Grupo Amarelo, houve a vacinação de 6.045 pessoas; e na terceira semana, do Grupo Cinza, foram imunizados 5.575 moradores. Sendo assim, nas três primeiras semanas de aplicação da segunda dose, foram vacinadas 17.970 pessoas em Serrana.

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube


Saiba mais:

92% dos vacinados no primeiro ciclo do Grupo Cinza em Serrana recebem a segunda dose

Vacinação do Grupo Cinza, o terceiro a receber a segunda dose da vacina em Serrana, começa nesta quarta

Projeto S imuniza 12 mil pessoas na segunda semana de aplicação da segunda dose da vacina

Aplicação da segunda dose do Grupo Amarelo do Projeto S começa nesta quarta (24)

Para população de Serrana, participar do estudo realizado pelo Projeto S é “privilégio”

Projeto S vai entrar na história da saúde pública, diz Dimas Covas