Canal Butantan, no Youtube, disponibiliza vídeos com exercícios físicos para praticar sem sair de casa
Publicado em: 06/05/2020

06/05/2020 - Com o objetivo de auxiliar as pessoas que estão em regime de home office e isolamento social, o programa Qualidade de Vida no Trabalho preparou vídeoaulas com uma série de exercícios físicos que podem ser feitos em casa e com objetos acessíveis, como garrafas d'água e até cabo de vassoura. Os vídeos podem ser acessados no Canal Butantan, no Youtube.

Continuar com a prática regular de atividades físicas, mesmo neste momento de isolamento social é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. “Nos vídeos, abordamos exercícios simples para que todos possam praticar. Quem tem alguma restrição médica e precisa ter um pouco mais de cuidado, pode nos procurar para tirar dúvidas ou fazer adaptações”, explica Renan Moreira, educador físico que apresenta as aulas com Eliane Oliveira. 

A ideia surgiu a partir da demanda de colaboradores que já participavam das atividades oferecidas no parque do Butantan, e que foram canceladas desde o início do isolamento do Instituto. Com os vídeos, será possível escolher o melhor momento para a prática e a frequência dos exercícios.

“Como nos vídeos vemos que em um espaço pequeno conseguimos praticar, mas, caso tenha uma área aberta em casa, seria legal mudar um pouco o ambiente que estamos ficando durante o dia. Caso for preciso ficar na sala, arraste o sofá e vamos praticar”, convida Renan.

Para animar a prática, os educadores propõe um desafio Durante ou após os exercícios poste sua foto nas redes sociais e marque o perfil oficial do Instituto Butantan (Facebook, Instagram e Twitter), use a #homeofficecomsaude e marque um amigo desafiando-o para participar.

 

Confira a orientação para frequência e repetições dos exercícios de acordo com o seu nível: 

Vídeo 1 - alongamento

Praticar todos os dias

 

Vídeo 2 - ginástica laboral

Praticar todos os dias, em algum período durante o home office

 

Videos 3, 4 e 5 - fortalecimento

Iniciante: 2x por semana, 2 séries de 8 repetições.

Intermediário: 3x por semana, 3 séries de 10 repetições.

Avançado: 3x a 4x vezes por semana, 4 séries de 12 repetições.

 

Vídeo 6 - circuito

Iniciante: 1x por semana, 2 a 3 séries

Intermediário: 1x a 2x por semana, 3 a 4 séries

Avançado: 2x a 3x por semana, 4 a 5 séries

 

 

(por Caroline Roque)