Instituto Butantan comemora 117 anos com programação especial e anúncio de grandes conquistas
Publicado em:
23/02/2018
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, celebra nesta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018, o seu 117º aniversário com programação especial e uma trajetória de sucesso.
Reconhecido mundialmente por sua atuação em pesquisa científica, inovação, produção e desenvolvimento de produtos biológicos, o Butantan foi reconhecido como instituição em fevereiro de 1901, sob o comando do diretor Vital Brazil, com a denominação de Instituto Serumtherápico.
Antes disso, em 1899, um surto de peste bubônica assolava a região do porto de Santos, levando o governo do Estado de São Paulo a adquirir a Fazenda Butantan para criar um laboratório de produção de soros, que deu origem ao instituto. Até hoje o Butantan é um dos principais produtores de soros e vacinas do país.
“É uma grande satisfação fazer parte das transformações pelos quais o Butantan está passando, com a profissionalização e reorganização da gestão, as reformas nas áreas de produção, incentivos para a educação, parcerias com a iniciativa privada para a transferência de tecnologias e inovação a partir do desenvolvimento de novos produtos”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto.
Para comemorar essa longa trajetória de contribuição à saúde pública, a instituição realiza nesta sexta-feira (23) uma programação especial que contará com a presença de autoridades, anúncio de parcerias e o lançamento do programa “100 anos da Gripe Espanhola – Imagine o mundo sem vacinas”. As atividades começam a partir das 10h30, no auditório do Museu Biológico.
Como parte das ações conjuntas pelo centenário, também será apresentado o novo mascote do Museu de Microbiologia, o “Gripinho”, representado pelo vírus Influenza e cujo nome foi escolhido pelos visitantes do Museu, em janeiro. Um aplicativo gratuito norteará qualquer visitante a usar este mascote no Museu de Microbiologia.