Percevejo-do-maracujá, o terror das plantações de maracujá

Com o nome científico de Diactor bilineatus, esse inseto chama a atenção pelas cores fortes


Publicado em: 14/04/2022

O percevejo-do-maracujá pode chamar a atenção pela sua beleza e colorido, mas é um velho inimigo dos produtores de maracujá. Apesar da aparência pacífica e do tamanho reduzido, o percevejo-do-maracujá causa grandes problemas aos agricultores com seu apetite voraz.

O inseto, de nome científico Diactor bilineatus, possui pernas traseiras com extensões em forma de folha de árvore, em tons alaranjados e marrons, e o restante do corpo de cor esverdeada mesclada com listras laranjas.

 

Sua principal característica é o aparelho bucal sugador, utilizado para se alimentar da seiva das plantas, o que torna sua existência uma praga nas plantações. Os adultos da espécie atacam as folhas, ramos e frutos em qualquer estágio de crescimento.

Apesar das pernas com formato de folha, o percevejo-do-maracujá não utiliza essas características para camuflagem. O resultado é que ele sempre aparece em destaque em meio às folhas verdes mais claras e frutos amarelos do maracujazeiro.

 

PERCEVEJO-DO-MARACUJÁ

Espécie: percevejo da ordem Hemiptera, da família Coreidae e do gênero   Diactor bilineatus. Tem esse nome por atacar apenas os pés de maracujá.

Onde habita: áreas tropicais da América, em especial o Brasil e países do Caribe.

Características físicas: corpo levemente alongado, três pares de perna e cor verde-escura com três linhas laranjas que ficam na parte de cima. Suas pernas traseiras imitam folhas.

Alimentação: seiva das folhas, flores e frutos do maracujá (herbívoro).

 

*Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo