Percevejo-do-maracujá, o terror das plantações de maracujá
Com o nome científico de Diactor bilineatus, esse inseto chama a atenção pelas cores fortes
Publicado em:
14/04/2022
O percevejo-do-maracujá pode chamar a atenção pela sua beleza e colorido, mas é um velho inimigo dos produtores de maracujá. Apesar da aparência pacífica e do tamanho reduzido, o percevejo-do-maracujá causa grandes problemas aos agricultores com seu apetite voraz.
O inseto, de nome científico Diactor bilineatus, possui pernas traseiras com extensões em forma de folha de árvore, em tons alaranjados e marrons, e o restante do corpo de cor esverdeada mesclada com listras laranjas.
Sua principal característica é o aparelho bucal sugador, utilizado para se alimentar da seiva das plantas, o que torna sua existência uma praga nas plantações. Os adultos da espécie atacam as folhas, ramos e frutos em qualquer estágio de crescimento.
Apesar das pernas com formato de folha, o percevejo-do-maracujá não utiliza essas características para camuflagem. O resultado é que ele sempre aparece em destaque em meio às folhas verdes mais claras e frutos amarelos do maracujazeiro.
PERCEVEJO-DO-MARACUJÁ
Espécie: percevejo da ordem Hemiptera, da família Coreidae e do gênero Diactor bilineatus. Tem esse nome por atacar apenas os pés de maracujá.
Onde habita: áreas tropicais da América, em especial o Brasil e países do Caribe.
Características físicas: corpo levemente alongado, três pares de perna e cor verde-escura com três linhas laranjas que ficam na parte de cima. Suas pernas traseiras imitam folhas.
Alimentação: seiva das folhas, flores e frutos do maracujá (herbívoro).
*Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correiae Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
Uma transformação que parece mágica: entenda o que é a metamorfose e os segredos por trás do ciclo de vida de alguns insetos
Quando a vida imita a arte: 6 filmes clássicos da temporada de Natal nas versões “bichos da natureza”
Dinossauros tinham penas e são parentes das aves? Entenda a jornada evolutiva que liga esses animais tão diferentes
Quem me dera ser uma cobra: enguias, moreias, piramboias e muçuns até lembram serpentes, mas na verdade são peixes disfarçados
Agricultoras, matriarcais e resilientes: formigas saúvas cultivam o próprio alimento e ajudam na fertilização do solo
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.