Na última semana, em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, as colaboradoras do Instituto Butantan receberam diversas homenagens na forma de reportagens sobre seu trabalho na ciência e atuação no combate à pandemia de Covid-19.
NA IMPRENSA
MARIE CLAIRE: “Mulheres são maioria em time que produziu vacina brasileira contra covid-19”
A diretora de Projetos Estratégicos, Cintia Lucci, e a gerente médica de Desenvolvimento Clínico, Lais Braga Soares, foram destaque na matéria, que ressaltou que 79% dos cargos de estudos em ensaios clínicos no Instituto são ocupados por mulheres. "Precisamos ter consciência que o momento de hoje é um pedacinho de uma caminhada muito longa, que cada pessoa que nasce mulher ou que depois se descobre mulher, tem que passar, tem que lutar", disse Cintia.
ALESP NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO: “Atuação das mulheres na ciência”
Entrevista sobre o protagonismo do Butantan na pandemia e o papel das mulheres na ciência com a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi.
CORREIO BRAZILIENSE: “Mulheres se destacam na ciência”
A vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico, Maria Carolina Sabbaga, foi entrevistada da matéria do jornal de Brasília que focou nos desafios de ser mulher e pesquisadora.
EXAME: “Mulheres do Butantan se ajudam a conquistar espaço no meio da ciência”
A tecnologista do Laboratório de Vigilância Genômica do Instituto Butantan, Luciana de Sousa, contou sobre sua trajetória na ciência e a importância do incentivo da pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia Ana Maria Moura da Silva
JORNAL NACIONAL: "Mulheres cientistas são decisivas para o avanço da humanidade"
Na matéria, a pesquisadora do Laboratório de Bacteriologia Roxane Piazza e sua orientanda, Izabella de Macedo Henrique, falaram sobre a representatividade feminina ao longo do tempo na ciência.
NO PORTAL DO BUTANTAN
Diálogo em vídeo entre mulheres de diferentes gerações e áreas do Butantan
A equipe de Comunicação do Instituto Butantan preparou uma homenagem especial neste Dia Internacional da Mulher reunindo quatro colaboradoras de diferentes áreas para falar sobre os desafios de ser mulher e o que significa ser mulher no Instituto. Participam do especial Patrícia Meneguello, diretora de Qualidade e Assuntos Regulatórios, Valdeci Carreira, gestora na Subfrota, Kathleen Souza, analista de Documentação de Produção, e Laura Raphaela da Silva, estagiária de Novos Negócios.
Entrevista com a tunisiana Hajer Aounallah, que faz doutorado no Instituto Butantan
A bióloga tunisiana Hajer Aounallah, de 27 anos, está entre as 60% de estudantes mulheres da Escola Superior do Instituto Butantan (Esib) e as 30% cientistas mulheres do mundo. Hajer faz doutorado em cotutela na Pós-Graduação em Toxinologia do Butantan (PGTOX) a partir de um acordo acadêmico com a Universidade de Tunis El Manar – Instituto Pasteur na Tunísia, o que lhe permitirá receber o título de doutora em ambas as instituições.
Bubu da vida real: conheça uma jovem pesquisadora que estuda sobre vacinas e inspire-se
A estudante Beatriz Benhossi Lopes, de 14 anos, começou a pesquisar sobre vacinas como parte do Programa de Altas Habilidades/Superdotação da Escola Estadual Doutor Gastão Vidigal, em Maringá (PR). Ela gostou tanto do assunto que enviou um vídeo ao Butantan dizendo que sonhava em conhecer o instituto e entender mais sobre a fabricação de vacinas. E o pedido foi atendido: Beatriz participou da cerimônia de 121 anos do Instituto.