Trabalho na pandemia, pesquisas, comunicação, TI e cuidados com o meio ambiente são algumas das áreas do Butantan premiadas em 2021


Publicado em: 30/12/2021

O ano de 2021 foi de muito esforço e dedicação no Butantan. Dos profissionais que atuaram no estudo de efetividade do Projeto S aos que trabalham na sede administrativa e nas fábricas, a dedicação dos colaboradores e colaboradoras do instituto neste ano difícil foi reconhecida por organizações do Brasil e de outros países, que homenagearam o Butantan com diversos prêmios ao longo deste ano.

Além do trabalho imprescindível para salvar milhares de vidas com a produção de vacinas e outras iniciativas de combate à Covid-19, foram reconhecidas a liderança do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas; a atuação da área de comunicação na divulgação científica e combate às fake news; o trabalho da equipe de Tecnologia de Informação e Comunicação no desenvolvimento da plataforma tecnológica Tainá; o cuidado com as pessoas do setor de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, entre outras.

O trabalho dos pesquisadores do Butantan também foi destaque. A imunologista Ana Maria Moura da Silva foi a primeira pessoa do Brasil e a segunda cientista mulher a ser homenageada com o Venoms and Toxins 2021 Awards, prêmio máximo da conferência sobre o assunto, realizada anualmente pelo grupo Toxinology at Oxford, ligado à Universidade de Oxford, na Inglaterra. O pesquisador Hugo Aguirre Armelin ganhou o título de Personalidade de Destaque em Oncologia na 12ª edição do Prêmio Octávio Frias, iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Grupo Folha para incentivar e celebrar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer. Além disso, a pesquisa feita no Butantan pelo biólogo Raphael Souza Pavani foi reconhecida na 10º edição do Prêmio Tese Destaque USP como uma das melhores teses defendidas na Universidade de São Paulo no biênio 2019/2020 na categoria Ciências Biológicas. O estudo foi orientado pela diretora do Laboratório de Ciclo Celular do Butantan, Maria Carolina Sabbaga.

 

11º PRÊMIO DUPONT DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR

De quem é a iniciativa: DuPont

Data: 15/12

Sobre a homenagem: O Butantan venceu a categoria Gran Prix com o projeto da área de Segurança e Meio Ambiente focado na reciclagem de vestimentas descartáveis. O Instituto substituiu os uniformes laváveis usados nos processos de fabricação das vacinas e soros por descartáveis do tipo Tyvek® e, em parceria com a DuPont, estabeleceu um processo de logística reversa das vestimentas não contaminadas por resíduos perigosos e infectantes.

 

PRÊMIO LÍDERES DA SAÚDE 2021

De quem é a iniciativa: Grupo Mídia/Healthcare Management

Data: 14/12

Sobre a homenagem: o Butantan foi homenageado com dois prêmios: o de destaque entre as instituições públicas em 2021 e o de líder do ano para o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, ambos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na pandemia de Covid-19 com estudos, pesquisas e a criação de vacinas contra a doença.

 

PRÊMIO CESAR LATTES 2021

De quem é a iniciativa: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados

Data: 8/12

Sobre a homenagem: O prêmio, concedido às entidades e pessoas que se destacam durante o ano, foi entregue ao Butantan pela valorização da ciência e dos serviços realizados durante a pandemia.

 

MEN OF THE YEAR 2021

De quem é a iniciativa: Revista GQ

Data: 3/12

Sobre a homenagem: Dimas Covas foi escolhido o Homem do Ano na Ciência por liderar o Butantan nos trabalhos realizados durante a pandemia de Covid-19, especialmente na produção da CoronaVac, vacina feita em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Essa foi a primeira vez que o Men of the Year homenageou profissionais da ciência. 

 

PRÊMIO ABERJE 2021

De quem é a iniciativa: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

Data: 2/12

Sobre a homenagem: A Comunicação do Butantan foi reconhecida com a homenagem na categoria Contribuição à Comunicação da Ciência pelo trabalho de divulgação científica transmidiática feito durante a pandemia de Covid-19.

 

PRÊMIO JATOBÁ 2021

De quem é a iniciativa: Grupo Empresarial de Comunicação

Data: 2/12

Sobre a homenagem: O case da divulgação do Projeto S, estudo de efetividade da CoronaVac realizado em Serrana, no interior de São Paulo, foi vencedora do Prêmio Jatobá 2021 – Excelência e Inovação em Relações Públicas na categoria Projeto Especial de Comunicação Pública.

 

PRÊMIO EDSON BUENO 2021

De quem é a iniciativa: Iniciativa FIS

Data: 13/11

Sobre a homenagem: O Butantan foi um dos laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19 reconhecidos pela premiação, que tem como objetivo exaltar o trabalho de entidades e pessoas que se destacam na área da saúde.

 

FRIENDSHIP AWARD e GREAT WALL FRIENDSHIP AWARD 2021

De quem é a iniciativa: governos da China e de Pequim, respectivamente

Data: 30/10

Sobre a homenagem: Dimas Covas foi o primeiro brasileiro da área de saúde a receber o Friendship Award, o prêmio mais importante concedido pelo governo da China a estrangeiros que fizeram contribuições de destaque para a modernização do país, e o Great Wall Friendship Award, máximo reconhecimento do governo de Pequim concedido a estrangeiros.

 

COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH

De quem é a iniciativa: Associação Comercial de São Paulo

Data: 5/10

Sobre a homenagem: O Butantan, representado por Dimas Covas, foi homenageado em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na pandemia e pelo aniversário de 120 anos com o colar, concedido tradicionalmente a pessoas e instituições que prestam serviços em prol da população.

 

MEDALHA ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA

De quem é a iniciativa: Universidade de São Paulo (USP)

Data: 5/10

Sobre a homenagem: A medalha foi entregue a Dimas Covas pelo trabalho à frente da produção de vacinas do Butantan durante a pandemia e pelo inédito estudo de escalonamento Projeto S, feito com o objetivo de avaliar a efetividade da CoronaVac.

 

18º PRÊMIO FAZ A DIFERENÇA

De quem é a iniciativa: Jornal O Globo

Data: 25/8

Sobre a homenagem: O Butantan recebeu o prêmio na categoria Ciência e Saúde em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 com a criação das vacinas mais utilizadas no Brasil.

 

PRÊMIO CASE DE SUCESSO PORTAL IT4CIO 2021

De quem é a iniciativa: CIO Brasil GOV

Data: 22/5

Sobre a homenagem: a área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Butantan venceu a premiação com o case sobre o uso da plataforma tecnológica Tainá para avaliar o impacto da vacinação com a CoronaVac na pandemia por meio do Projeto S.