Butantan inicia projeto de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas
Publicado em: 30/11/2021

O Instituto Butantan, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, inicia nesta quinta (25) uma ação de testagem para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas. Tendas para coleta e cadastro de interessados foram instaladas em sete pontos da capital paulista para realização do exame RT-PCR, capaz de detectar a presença do vírus SARS-CoV-2 mesmo em pessoas que não apresentam sintomas de infecção. Podem participar da ação, que ocorrerá até 17/12, maiores de 18 anos.

“O objetivo é testar pessoas que não estão com nenhum sintoma da Covid-19, identificar os casos assintomáticos e isolá-los para que não sejam um risco aos outros. Com as análises também vamos entender se o vírus está circulando de forma silenciosa no atual momento da pandemia”, explica a pesquisadora do Butantan Maria Carolina Sabbaga, uma das coordenadoras da Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2 e da Rede de Laboratórios para o Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2, ambas lideradas pelo instituto.

De acordo com Maria Carolina, em outros momentos da pandemia foi detectada uma proporção de 20% a 40% de positividade entre assintomáticos. A expectativa é que esse número esteja mais baixo devido ao atual cenário da pandemia, em que a maioria da população está vacinada e os indicadores de mortes e hospitalizações continuam caindo. O projeto vai permitir aos pesquisadores entender se o vírus continua circulando entre pessoas assintomáticas e em que quantidade isso acontece.

As amostras coletadas serão encaminhadas aos laboratórios do Butantan para verificar a presença do vírus causador da Covid-19. A expectativa é que o resultado seja emitido e disponibilizado aos participantes em até 24h após a coleta. Os materiais que derem positivo seguirão para uma segunda etapa, o sequenciamento genômico, com o objetivo de saber qual variante do SARS-CoV-2 está presente na amostra.

Os interessados podem procurar um dos postos de testagem das 9h às 16h, de segunda a sexta. O participante receberá orientações sobre a iniciativa e responderá a um questionário, além de informar dados cadastrais como nome e meio de contatos. Após a coleta de material biológico da garganta e do nariz, o voluntário será liberado e receberá o resultado do exame no e-mail ou telefone informado em até 24h.

Se o PCR der positivo, a orientação é se isolar e buscar atendimento médico, caso necessário. Os resultados confirmados para Covid-19 serão encaminhados à Vigilância Sanitária, que depois entrará em contato e fará o acompanhamento do caso. Se o PCR der negativo, o voluntário ainda assim receberá o laudo. Não é preciso ter tido contato com alguém com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 para poder participar do projeto.

 

Postos de coleta do projeto assintomáticos:

·         Aeroporto de Congonhas

·         Terminal Santo Amaro

·         UBS Manoel Saldiva Neto (Brás)

·         Terminal Rodoviário Tietê (Santana)

·         Mercado Municipal de Pinheiros (Pinheiros)

·         Mercado Municipal de São Paulo (Centro)

·         Mercado Municipal de São Miguel Paulista (Zona Leste)

ATENÇÃO: Cada posto tem um número específico de exames a serem feitos por dia. Quando os testes do dia acabam, o posto é encerrado. Por isso, é possível que o horário de fechamento aconteça mais cedo do que o previsto.