Estrelas do Macacário, família de macacos rhesus habita o Butantan há quase 100 anos
Conhecidos como o grupo de moradores mais animado do Parque da Ciência, os macacos rhesus estão presentes no instituto desde 1929
Publicado em:
31/10/2022
Quem visita o Parque da Ciência Butantan se encanta com um grupo de moradores muito simpáticos: uma família de macacos rhesus, que estão entre os habitantes mais antigos do instituto. Eles foram trazidos da Ásia em 1929 para contribuir nas pesquisas de uma vacina contra a febre amarela, e foram ficando, ficando, ficando... e se reproduzindo!
Hoje, ainda temos descendentes dos primeiros animais trazidos da Ásia, pois se adaptaram tão bem aqui no Instituto Butantan, que o espaço já virou a casa deles (lar doce lar), hoje eles vivem aqui no Instituto em um espaço totalmente pensado no bem-estar desta espécie.
Brincalhona e sapeca, a espécie Macaca mulatta é originária do sul e sudeste asiático, e está distribuída em florestas tropicais e temperadas de países como Índia, Afeganistão, Tailândia e China. A coloração do pelo pode variar entre marrom claro e castanho dourado, enquanto o rosto não tem pelos, exibindo uma pele em tom rosa avermelhado.
Outra característica da espécie é a diferença de tamanho entre os machos e fêmeas. Eles, mais altos e robustos, pesam de 7,5 kg a 10,5 kg e medem por volta de 48 cm a 53 cm. Já elas pesam entre 5,0 kg a 7,5 kg, e sua altura varia de 44 cm a 46,5 cm.
A alimentação dos macacos rhesus é basicamente herbívora, e na natureza pode ser composta por folhas, frutas, tubérculos, sementes, goma de plantas e resinas – ou até pequenos invertebrados, em algumas situações. No Butantan, os moradores do Macacário podem comer as suas frutas da estação que são servidas diariamente como: banana, maracujá, goiaba, melão, melancia e laranja. Eles também recebem vegetais e ovos, além disso, tem também, uma ração balanceada que permitem uma alimentação saudável.
Uma curiosidade sobre a espécie é que durante o período de acasalamento ambos os sexos ficam com a região traseira com um tom de vermelho brilhante e chamativo. A gestação dura de 130 a 175 dias e, na maioria dos casos, a fêmea dá à luz um único filhote. Os bebês são lindos e alegres e amam brincar com seus amiguinhos. Não param! É muito divertido de ver, vários filhotes fofos, que deixam os visitantes encantados em ver tanta alegria e traquinagem!
MACACO RHESUS
Espécie: Macaca mulatta, da ordem Primates, da família Cercopithecidae e do gênero Macaca
Onde habita: florestas tropicais e temperadas de países como Índia, Afeganistão, Tailândia e China.
Características físicas: espécie de médio porte, com pelos que variam entre marrom claro e bege amarelado; o rosto não tem pelos e possui a pele em tom rosa avermelhado. Os machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas.
Alimentação: Ração, folhas, frutas, vegetais, leguminosas, tubérculos e sementes. Em algumas situações, pequenos invertebrados.
MAIS NOTÍCIAS
Sinalizadores naturais: conheça os lagartos Anolis, que usam sua vibrante barba colorida como bandeira
Vespa-esmeralda e as baratas zumbis: conheça o inseto que parece ter saído de um filme de terror
Uma transformação que parece mágica: entenda o que é a metamorfose e os segredos por trás do ciclo de vida de alguns insetos
Quando a vida imita a arte: 6 filmes clássicos da temporada de Natal nas versões “bichos da natureza”
Dinossauros tinham penas e são parentes das aves? Entenda a jornada evolutiva que liga esses animais tão diferentes
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.