Portal do Butantan

Uma gigante que adora se esconder: apesar do tamanho, mariposa-imperador fica invisível ao se camuflar nas árvores

Moradora das florestas tropicais das Américas Central e do Sul, Thysania agrippina é a mariposa com a maior envergadura do mundo


Publicado em: 15/01/2024

Da pontinha de uma asa à outra, a imponente mariposa-imperador mede, em média, 30 centímetros. A disputa é acirrada, mas a medida coloca o inseto, que pode ser encontrado do sul dos Estados Unidos ao sul do Brasil, no topo do pódio das mariposas com a maior envergadura do mundo. O curioso é que mesmo sendo uma “gigante” capaz de voar, a Thysania agrippina, nome científico dado à espécie, é pra lá de discreta! 

Quando vista de cima, como se estivesse “de costas”, sua coloração branco-acinzentada, combinada às diversas linhas em zigue-zague marrom que estampam a extensão de suas asas, faz com que o animal fique perfeitamente camuflado ao pousar – sempre verticalmente – nas cascas das árvores. Dessa forma, quem olha sem a devida atenção acaba facilmente confundindo a mariposa com as manchas esbranquiçadas de líquen que se espalham nos troncos, enquanto ela descansa de dia.

 

Exemplar de Thyssania agrippina da Coleção Entomológica do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan

 

Já o outro lado das asas da Thysania agrippina é bem mais escura. Como ela é mais ativa durante a noite, o objetivo da coloração é despistar outros bichos que queiram capturá-la enquanto alça voo. Essas duas características relacionadas à cor contribuíram para a sobrevivência da espécie ao longo do tempo. Outra defesa importante vem de seu poderoso sistema auditivo, capaz de perceber os sinais ultrassônicos emitidos por morcegos – que estão entre seus principais predadores. 

 

Detalhe da coloração da parte interna das asas da mariposa-imperador

 

A mariposa-imperador ou bruxa-branca, como é conhecida em algumas regiões, integra a ordem Lepidoptera, juntamente com as borboletas. A nomenclatura faz referência às escamas presentes nas asas desses insetos, que também possuem um aparelho bucal sugador conhecido como espirotromba para se alimentar de néctar e líquidos de frutos. Seu ciclo de vida é dividido em ovo, larva ou lagarta, pupa ou crisálida e adulto.

 

As asas da mariposa-imperador são formadas por pequenas escamas que, de perto, lembram pelos

 

No Brasil, essa gigante voadora é encontrada em trechos altamente conservados de floresta tropical, como na Amazônia e na Mata Atlântica. Aliás, justamente aqui foi registrado o maior exemplar de Thysania agrippina do mundo, com incríveis 32 centímetros de envergadura. Infelizmente, na Argentina e no Uruguai a espécie é considerada extinta desde 2003.

 

 

MARIPOSA-IMPERADOR

Espécie: Thysania agrippina, da ordem Lepidoptera e família Erebidae

Onde habita: região sul dos Estados Unidos, América Central e parte da América do Sul, incluindo todo o Brasil

Características físicas: são mariposas muito grandes, com asas brancas, levemente acinzentadas com linhas serradas em marrom

Alimentação: quando adulta, se alimenta de néctar e líquido dos frutos

Curiosidade: sempre pousam como uma asa apontada para o céu e outra apontada para o chão para uma melhor camuflagem

 

* Este conteúdo contou com a colaboração da curadora da Coleção Entomológica do Instituto Butantan, Flávia Virginio, e da bióloga e técnica Natália Batista Khatourian, ambas do Laboratório de Coleções Zoológicas do Butantan.

 

Reportagem: Natasha Pinelli

Fotos: Shutterstock (última imagem) e Renato Rodrigues/Comunicação Butantan