Reportagem: Gabriela Ribeiro
Foto: Denise Candido
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) acaba de disponibilizar um novo curso online gratuito, intitulado Aranha-marrom: conheça mais sobre o gênero Loxosceles, aberto para a população geral. Acidentes causados por aranhas são a segunda maior causa de envenenamento no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, sendo mais comuns os casos envolvendo a aranha-marrom.
"O curso foi desenvolvido para preencher as lacunas no entendimento da comunidade a respeito dessas aranhas. O objetivo é fornecer informações sobre a biologia desse aracnídeo, orientações sobre como identificá-lo, medidas para evitar acidentes e o que fazer ou evitar em caso de picada", explica Paulo Goldoni, ministrante do curso e tecnologista no Laboratório de Coleções Zoológicas do Butantan.
O conteúdo pode ser acessado pela plataforma Moodle ESIB, disponível neste link. Com carga horária de 4 horas, o curso reúne textos, imagens e videoaulas, além de materiais complementares para leitura, download e impressão. Os participantes que alcançarem mais de 75% de aproveitamento nas avaliações vão receber uma certificação diretamente pela plataforma.
No Brasil, já foram registradas pelo menos 19 espécies de aranhas do gênero Loxosceles. Elas não são consideradas agressivas, mas picam para se defender quando são pressionadas. Medindo cerca de três centímetros, costumam se esconder entre as roupas, dentro de sapatos ou atrás dos móveis.
A picada da aranha-marrom provoca dor leve a moderada e uma lesão arroxeada, que pode evoluir para necrose em alguns pacientes. Quadros mais graves podem causar hemólise (quebra de hemácias do sangue) e insuficiência renal. O tratamento é feito com o soro antiaracnídico, produzido pelo Instituto Butantan e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Curso aberto e gratuito | Aranha-marrom: conheça mais sobre o gênero Loxosceles
Carga horária: 4 horas
Acesso: Moodle ESIB
Veja também: Escola Superior do Instituto Butantan oferece curso online aberto e gratuito sobre dengue