Portal do Butantan

Biotério


 

O Biotério Central (BIC) do Instituto Butantan desempenha um papel essencial no suporte à pesquisa científica e na produção e desenvolvimento de imunobiológicos, ao atuar na criação e fornecimento de animais de laboratório. A área fornece alimentação para as espécies utilizadas na produção de venenos e para os animais em exposição no Parque da Ciência.

Também se dedica à formação de profissionais qualificados para trabalhar na área de bioterismo, oferecendo o único Curso de Especialização em Biotérios do Brasil, em parceria com a Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB). Clique aqui para mais informações. 

O BIC mantém em seu plantel as cinco espécies convencionais de animais de laboratório: camundongos, ratos, hamsters, cobaias e coelhos. Além disso, é responsável pela manutenção do Macacário, atuando no manejo, conservação e fornecimento de macacos Rhesus para pesquisas científicas. Os macacos são mantidos em recintos amplos que simulam seu habitat natural, seguindo as diretrizes do CONCEA/MCTI, Resolução Normativa nº 60/2023 e IBAMA. A área conta com um espaço expositivo aberto ao público ao longo do ano, promovendo a conscientização sobre a importância da espécie na pesquisa e na saúde pública. Com uma média anual de 190 mil visitantes, o Macacário desempenha um papel essencial na educação científica (saiba mais).

A excelência das atividades realizadas no Biotério Central é resultado da dedicação e competência de sua equipe multidisciplinar, composta por biólogos, biomédicos, médicos veterinários e zootecnistas, que atuam de forma integrada e ética, garantindo não apenas a qualidade dos serviços prestados, mas também o bem-estar e a segurança das pesquisas conduzidas com animais. O comprometimento da equipe é fundamental para manter o Biotério Central como referência nacional na produção e fornecimento de animais.

 

Espécies e linhagens disponíveis

O Biotério Central mantém uma ampla variedade de espécies e linhagens:

- Coelho: Nova Zelândia Branco

- Cobaia: Inglesa

- Hamster: Sírio Dourado

- Rato Heterogênico: Wistar

- Rato Isogênico: Goto Kakizaki

- Camundongos Heterogênicos: Swiss, NIH

- Camundongos Isogênicos: Balb/c, C57BL/6, AJ

- Camundongos (AnGM): Pérola, Vwf-/-, F8-/-, F9-/-

- Primata Não Humano: Macaco Rhesus

 

Excelência em Manejo e Bem-Estar Animal

O Biotério Central segue rigorosos padrões de qualidade e bem-estar animal, conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (CONCEA) e as normativas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Nosso compromisso é com a excelência na produção e fornecimento de modelos biológicos essenciais à ciência, assegurando condições éticas e rigorosamente controladas em cada etapa do processo.

Com este objetivo, o BIC conta com um Laboratório Multipropósito para monitorar a saúde e preservar o padrão genético de suas linhagens. O monitoramento sanitário dos roedores e lagomorfos é realizado por meio da pesquisa de bactérias, vírus e parasitas patogênicos, executando desde as técnicas tradicionais de diagnóstico até as mais modernas, como RT-PCR e ELISA.

A criopreservação de embriões, que foi implementada para preservar o status genético das linhagens, pode também ser realizada para a retirada de agentes patogênicos que não ultrapassam a barreira transplacentária. Esta atividade está intrinsecamente ligada ao monitoramento sanitário, que certifica todos os procedimentos e atesta o sucesso da técnica.