Centro de Memória realiza webinários sobre pesquisas e história do Butantan

O Centro de Memória colabora para a divulgação do Instituto Butantan e da história da saúde e ciência em São Paulo


Publicado em: 21/05/2021

Para o primeiro semestre de 2021, o Centro de Memória do Butantan preparou uma programação que mergulha no passado, cumprindo sua missão de preservar e difundir a história do Instituto, enquanto mantém todos seguros em casa. Isso porque, neste semestre, os tradicionais seminários do Centro serão todos digitais.

“Os webinários surgiram em 2019 como uma forma de manter a equipe interna informada sobre as várias linhas de pesquisa que começamos a consolidar. Logo, nossos temas despertaram o interesse de outras áreas da instituição, fazendo com os seminários se tornassem abertos ao público interessado”, conta Suzana Cesar Gouveia Fernandes, diretora do Centro de Memória. Desde sua criação, os seminários do Centro de Memória já receberam a técnica documentalista do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP Simone Fernandes; o arquiteto do IPHAN Anderson Felix; e os pesquisadores do Butantan Eny Stanger Ferreira, Sergio de Simone e Nelson Ibañez. 

A programação de 2021 foi inaugurada em 12/04 com o webinário “A primeira fase do Laboratório de Genética no Instituto Butantan: a participação de Gerta von Ubisch”, mediado por Juliana Cabral e tendo como palestrante o biólogo, mestre em Genética e pesquisador científico do Butantan Mario Gustavo Mayer. A palestra abordou a trajetória do Laboratório de Genética e a atuação da cientista alemã Gerta von Ubisch, que chefiou a Seção de Genética do Butantan, entre os anos de 1935 e 1938.

O segundo webinário acontece em 28/04, data do aniversário de Vital Brazil, com o tema "120 anos do Instituto Butantan, trajetória a serviço da saúde pública: de Vital Brazil ao enfrentamento da pandemia". Os palestrantes serão Luiz Antonio Teixeira (COC/FIOCRUZ) e Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'anna (Instituto Butantan), e a mediação será de Nelson Ibañez (Instituto Butantan).

O terceiro webinário, em 24/05, terá palestra de Juliana Monteiro e Cecilia Machado (ETEC Parque da Juventude) e mediação de Audrea Santos Santana (Centro de Memória) e Elisandra Gasparini Silva (MUSPER) e apresentará o projeto de documentação dos acervos museológicos do Centro de Memória e do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Os participantes poderão saber mais sobre a metodologia usada para organizar os registros documentais físicos, pesquisa e inventário, e conhecerão alguns objetos cujos estudos forneceram elementos de múltiplos interesses e abrangências.

Os demais webinários do semestre exploram temas como a organização do acervo museológico do Instituto e a celebração da Semana Nacional de Arquivos, além da programação especial para jovens do Férias no Butantan Online.

 

Confira a programação do 1º semestre de 2021 do Centro de Memória!

Abril

• 12/04: Webinário do Centro de Memória: Laboratório de Genética e acervos pessoais. Palestrante: Mario Gustavo Mayer (Instituto Butantan). Das 16h às 17h30. Link de acesso: meet.google.com/mdc-gkec-puq

• 28/04: Webinário do Centro de Memória: 120 anos do Instituto Butantan, trajetória a serviço da saúde pública: de Vital Brazil ao enfrentamento da pandemia (em homenagem ao aniversário de nascimento de Vital Brazil). Palestrantes: Luiz Antonio Teixeira (COC/FIOCRUZ) e Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'anna (Instituto Butantan). Mediação de Nelson Ibañez (Instituto Butantan). Às 16h. Link de acesso: meet.google.com/mdc-gkec-puq

Maio

• 24/05: Webinário do Centro de Memória e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas: Organização dos acervos museológicos do Centro de Memória e do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Palestrantes: Juliana Monteiro e Cecilia Machado (ETEC Parque da Juventude) e mediação de Audrea Santos Santana (CM) e Elisandra Gasparini Silva (MUSPER). Às 16h. Link de acesso: cutt.ly/Cb05JnB (ID da reunião: 841 6946 4810 | Senha de acesso: 036331)

Junho

• 07 a 08/06: Webinário do Centro de Memória: Em comemoração à Semana Nacional de Arquivos

Julho

• 05 a 16/07: Férias no Butantan Online: webinários, exposições virtuais e oficinas ao vivo

 

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória do Butantan tem o objetivo de integrar e ampliar as ações de captação, organização, conservação e difusão do patrimônio e da história do Instituto, sendo responsável pela gestão dos acervos museológicos e arquivísticos permanentes da diretoria e das áreas de pesquisa, produção e divisão cultural.

Neste contexto, o Centro de Memória colabora para a divulgação do Butantan e da história da saúde e ciência em São Paulo por meio do acesso cada vez mais amplo e eficiente aos seus documentos, assegurando, ao mesmo tempo, sua preservação e organização. Também contribui em diversas linhas de pesquisa sobre saúde pública, refletindo e debatendo assuntos relacionados à instituição e sua trajetória até o presente. Os profissionais do Centro de Memória são atuantes, dentro de suas áreas de conhecimento, em grupos de pesquisa, projetos em rede e programas parceiros com outras instituições.